A Universidade de Lisboa (ULisboa), resulta da fusão das anteriores Universidade de Lisboa e Universidade Técnica de Lisboa, bem como do Estádio Universitário de Lisboa, integrando as respetivas unidades orgânicas e conservando a totalidade das atribuições, competências, direitos e obrigações existentes à data da fusão, continuando assim uma história com mais de sete séculos. Na sequência desta fusão, o Estádio Universitário de Lisboa passou a integrar a ULisboa.
Este processo resulta da vontade de juntar, numa mesma instituição, as diversas áreas do conhecimento, criando assim melhores condições para acompanhar a evolução contemporânea da ciência, da tecnologia, das artes e das humanidades.
A decisão tomada pelas duas comunidades académicas, num quadro de grande participação e envolvimento dos órgãos de governo da Universidade e das Escolas, tem como desígnio a construção de uma universidade de investigação comprometida com o ensino, a inovação e a transferência de tecnologia, centrada nas pessoas, que valoriza o conhecimento, o mérito e a participação, envolvida com a sociedade portuguesa e a região de Lisboa, com dimensão europeia e aberta ao mundo.
Oferta – OE202411/0933 | Técnico Superior (2 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para o preenchimento de dois postos de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, do mapa de pessoal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, para a área de Gestão Académica.
Caracterização do Posto de Trabalho
Os postos de trabalho a ocupar envolvem o exercício das seguintes funções da carreira geral de Técnico Superior, associadas às competências adstritas à Divisão de I&D e Formação Avançada, previstas no Regulamento publicado pelo Despacho n.º 9657/2013 no Diário da República, 2.ª série, n.º 140, de 23 de julho: funções consultivas, de estudo, planeamento, elaboração de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades, de apoio geral ou especializado, designadamente:
Alunos, docentes e orientadores
- Prestar informações sobre a oferta formativa do ICS-ULisboa, nomeadamente condições de ingresso, frequência e outras;
- Elaborar processos de candidaturas e inscrições;
- Organizar os processos individuais relativos aos alunos, no que diz respeito à frequência, assiduidade e avaliação;
- Apoiar os docentes no âmbito da atividade letiva;
- Apoiar os orientadores nas respetivas funções, designadamente na monitorização das atividades dos orientandos e no cumprimento de prazos de apresentação de trabalhos e teses.
Cursos
- Colaborar com a Comissão de Estudos Pós-Graduados na preparação de novos cursos ou atualização dos existentes e preparação da documentação técnica para avaliação externa dos cursos, a cargo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES);
- Apoiar a preparação e realização de outros cursos nomeadamente as Escolas de Verão;
- Colaborar com o Conselho Pedagógico nomeadamente na preparação de reuniões e acompanhamento dos assuntos adstritos a este Órgão.
Provas académicas
- Organizar os processos de provas académicas, estabelecer contactos com os membros dos júris, marcar as datas das mesmas e secretariar as reuniões de júris sempre que necessário.
Reconhecimento de graus
- Organizar processos, encaminhá-los para os Órgãos competentes e proceder à sua monitorização.
Protocolos de formação avançada
- Acompanhar as parcerias nacionais e internacionais de formação pós-graduada, estabelecendo os contactos necessários com os serviços das diversas entidades envolvidas;
- Preparar e acompanhar processos de mobilidade de estudantes e de projetos de intercâmbio (e.g. ERASMUS);
- Divulgar a oferta formativa do ICS através de diferentes meios comunicação para públicos nacionais e internacionais;
- Preparar documentação vária sobre a gestão académica para apoio à decisão dos Órgãos competentes do ICS-ULisboa.
Habilitação Literária
- Licenciatura.
Condições preferenciais
- Domínio da Língua Portuguesa e Inglesa, falada e escrita;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, preferencialmente nos domínios do MS Office e de ferramentas e plataformas de gestão académica (e.g. SIGES, FenixEdu, RAIDES e RENATES);
- Experiência profissional anterior na área inerente ao posto de trabalho a ocupar;
- Bons conhecimentos no domínio do regime jurídico da função pública e do enquadramento jurídico aplicável à Gestão Académica no Ensino Superior;
- Boa capacidade de comunicação com o público e com colegas de trabalho;
- Elevada orientação para resultados, sentido de responsabilidade para com o serviço e orientação para o serviço público;
- Capacidade de trabalho em equipa e de partilha de tarefas, cooperação, comunicação e iniciativa;
- Elevada capacidade de organização planeamento, análise da informação e elevado sentido crítico.
Observações: O recrutamento decorre entre trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público.