O Turismo de Portugal, integrado no Ministério da Economia e Transição Digital, é a Autoridade Turística Nacional.
Responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.
Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa.
O Turismo de Portugal tem como missão: Promover Portugal como destino turístico; Apoiar o desenvolvimento das infraestruturas turísticas e o investimento no setor; Desenvolver a formação de recursos humanos; Regular e fiscalizar os jogos de fortuna ou azar.
Oferta – OE202405/0854 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho, na carreira e categoria de técnico superior do mapa de pessoal da Direção de Recursos e Oferta do Turismo de Portugal, I.P.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Validação de pedidos e tramitação do registo de Agências de Viagens e Turismo e de Agentes de Animação Turística;
- Informação e esclarecimentos sobre as regras aplicáveis à atividade das agências de viagens e turismo, das empresas de animação turística e dos estabelecimentos de alojamento local;
- Elaboração de informações de serviço destinadas ao acionamento do Fundo de Garantia das Agências de Viagens;
- Gestão de incumprimentos relativos ao registo de Agências de Viagens e Turismo e de Agentes de Animação Turística, nomeadamente, alertas aos titulares do registo e cancelamento das agências de viagens e turismo;
- Apoio aos municípios e balcões do cidadão na prestação de informações e receção dos pedidos de acesso à atividade das agências e animação turística e realização de apresentações/sessões informativas e de esclarecimento sobre esta matéria;
- Monitorização do registo nacional de turismo, no que se refere às empresas de animação turística, agências de viagens e turismo e estabelecimentos de alojamento local.
Habilitação Literária
- Licenciatura em Gestão Turística Cultural e Patrimonial.
Outros Requisitos
- Bons conhecimentos de Outlook, Word, Excel;
- Boa capacidade de comunicação com o público e orientação para o cliente;
- Domínio das Línguas Portuguesa e Inglesa;
- Experiência em funções semelhantes;
- Conhecimentos sobre funcionamento das empresas e seguros.
Observações: Deverá ser detentor de vínculo jurídico de emprego público por tempo indeterminado já estabelecido com a Administração, nos termos do n.º 3 do artigo 30.º da LTFP.