O Instituto Superior Técnico é hoje a maior escola de engenharia, arquitetura, ciência e tecnologia em Portugal. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um Ensino Superior de qualidade nas áreas da Arquitetura, Engenharia, Ciência e Tecnologia, nas vertentes de graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, e desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento, e para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.
O Técnico é composto por três campos com acesso privilegiado aos principais pontos de interesse científico, cultural e de lazer da cidade de Lisboa. O sistema de transportes públicos e o shuttle permitem uma fácil mobilidade entre os campi, bem como o acesso a todas as zonas da cidade.
O grande desafio que há mais de um século levou à criação do Instituto Superior Técnico – a necessidade de trazer para Portugal o conhecimento e a formação científica e tecnológica que então não existia – está hoje ultrapassado.
Praticamente 11 décadas após a sua criação, o Técnico é hoje, com os seus cerca de 11.000 alunos, de mais de 60 nacionalidades diferentes, uma escola de engenharia e ciência, e também arquitetura, fortemente internacionalizada, aberta à sociedade, às empresas, à inovação, ao empreendedorismo, à criação de emprego, de valor e de conhecimento. É uma instituição reconhecida, dentro e fora de Portugal, pela qualidade daquilo que faz.
Oferta – OE202404/0026 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
Área de Apoio Técnico, Laboratório e Oficinas – Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN)
- Um posto de trabalho a ocupar na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, em conformidade com o estabelecido no Mapa de Pessoal aprovado para 2024;
- Funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica, que fundamentam e preparam a decisão;
- Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio especializado na área de apoio técnico, a laboratórios de síntese (radio)química do DECN, área das Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas, designadamente:
- Apoio às atividades de síntese (radio)química, caracterização e avaliação das suas propriedades estruturais, químicas, físicas e biológicas;
- Apoio na gestão e manutenção dos laboratórios de síntese química e radioquímica;
- Manutenção dos pequenos equipamentos utilizados em atividades laboratoriais de ensino e investigação;
- Responsabilidade na segurança e prevenção de acidentes e gestão de resíduos.
Habilitação Literária
- Licenciatura.
Requisitos preferenciais
- Conhecimentos especializados e experiência profissional comprovada em atividades técnico-científicas em laboratórios de (radio)química essenciais ao adequado desempenho das suas funções, sólida formação em química de síntese com técnicas de preparação especializadas (atmosferas controlada, linha de vidro, caixa de luvas) e caracterização química e estrutural (Cromatografias, análise elementar, RMN, UV, IR, DLS, espectrometria de massa, voltametria cíclica).