A TAP Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance desde 14 março de 2005. Foi eleita Companhia Aérea Líder Mundial para África e América do Sul e Melhor Companhia Aérea da Europa.
A operar desde 1945, tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e do Sul. A Rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre dezenas destinos em diversos países a nível mundial.
No início de 2016, lançou as bases para uma nova era de investimento e renovação. Desde então, a nova TAP é uma realidade: uma companhia mais moderna e atenta à satisfação dos seus passageiros.
Hoje, a sua frota é composta principalmente por A330neo, A321neo e A320neo, para voos de médio e de longo curso, que começaram a chegar em 2018. O primeiro A330neo do mundo é da TAP e os seus passageiros puderam experimentar em primeira mão a inovadora cabina Airspace.
A marca TAP Express opera em voos de curto e médio curso. Os Embraer 190 e 195, e os ATR72-600 adicionados à frota representam um grande crescimento nos lugares disponíveis e uma poupança significativa no consumo de combustível.
A diversidade da rede de destinos e a consolidação de lideranças de mercado fazem parte do seu ADN. Nas Américas, em África e na Europa, a TAP afirma-se como uma opção competitiva, traz o mundo a Portugal e está perto das comunidades portuguesas em todo o globo.
Oferta – IOCC/OPS Coordinator – Lisboa
Missão
Fazer parte equipa de CCO e do IOCC da TAP, no controlo da operação de voos TAP e otimizar a pontualidade, regularidade, economia e nível de serviço, tendo como referência a segurança da operação e o cumprimento dos regulamentos.
Responsabilidades
- Garantir alocação de equipamentos frota TAP, de forma eficiente e otimizada;
- Gerir e coordenar com outras empresas a operação conjunta ou a prestação de serviços, como a contratação de voos;
- Controlar e reportar o desenvolvimento da operação, sugerindo ações de melhoria e propondo a convocação do Comité de Segurança quando as circunstâncias assim o aconselharem;
- Gerir a disponibilidade da frota e as alterações de voos, em conjunto com Manutenção e Network, de forma a assegurar a integridade do programa de voos e o melhor serviço possível ao cliente;
- Coordenar e gerir Slots de aeroporto na sua janela de operação (Ops master period);
- Divulgar cancelamentos, alteração de rota e/ou Horários, novos serviços de voo, escalas técnicas;
- Decidir sobre irregularidades, que impactem a realização dos voos com o objetivo de eliminar por antecipação ou minimizar, ao máximo o seu impacto, repondo o programa no mais curto espaço de tempo e tendo em conta avaliação de custos envolvidos;
- Estudar cenários de contingência para os dias seguintes ao dia da operação para serem implementados em caso de eventuais irregularidades;
- Estudar a viabilidade de pedidos de alteração de ordem comercial efetuados pela Carga, Rede, Planeamento, ou pelo CCP e em caso de inviabilidade, propor cenários alternativos.
Requisitos mínimos
- Certificação ou formação na área Aeronáutica ou Logística;
- Experiência em funções com interação entre equipas multidisciplinares;
- Experiência em domínio de controlo de operações ou eficiência operacional, em companhia aérea;
- Bom domínio de ferramentas de controlo operacional e monitorização de operações aéreas;
- Domínio de inglês falado e escrito;
- Conhecimentos informáticos transversais.
Requisitos preferenciais
- Formação OOV;
- Certificação ou formação na área Matemática;
- Experiência profissional em funções prestadas num centro de controlo de operações de companhia aérea ou aeroporto.
Perfil
- Capacidade para trabalhar com equipas;
- Empático, capaz de criar laços e estabelecer relações de trabalho matriciais e com equipas multidisciplinares;
- Pensamento crítico;
- Capacidade de gerir múltiplos pedidos concorrentes;
- Capacidade de decisão, mesmo em ambientes de elevada pressão e carga;
- Aberto a novas aprendizagens e particularidades do negócio da aviação.