O SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, é um serviço de segurança integrado no Ministério da Administração Interna (MAI).
No quadro da política de segurança interna, tem por missão assegurar o controlo das pessoas nas fronteiras, dos estrangeiros em território nacional, a prevenção e o combate à criminalidade relacionada com a imigração ilegal e tráfico de seres humanos.
Enquanto órgão de polícia criminal, o SEF atua no processo, nos termos da lei processual penal, sob a direção e em dependência funcional da autoridade judiciária competente, realizando as ações determinadas e os atos delegados pela referida autoridade.
Compete ao SEF promover, coordenar e executar as medidas e ações relacionadas com estas atividades e com os movimentos migratórios e, a nível internacional, assegurar, por determinação do Governo, a representação do Estado Português nos grupos de trabalho da União Europeia, bem como em organizações ou eventos internacionais relativos à sua área de atuação.
Oferta – Assistente Técnico (16 vagas) – Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real
Procedimento concursal comum para o preenchimento de 16 postos de trabalho, na carreira e categoria de assistente técnico, para diversas unidades orgânicas da Direção Regional do Norte (Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real), do mapa de pessoal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, destinado a candidatos com vínculo de emprego público previamente estabelecido.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Refª A: Direção Regional do Norte / CNAIM – 7 vagas – Porto
- Refª B: Delegação Regional de Braga / Loja do Cidadão – 3 vagas
- Refª C: Delegação Regional de Bragança – 2 vagas
- Refª D: Delegação Regional de Viana do Castelo – 2 vagas
- Refª E: Delegação Regional de Vila Real – 2 vagas
Funções
Executar, a partir de instruções concretas, trabalhos de apoio nas áreas específicas de atuação do SEF, nomeadamente área documental, atendimento ao público, assim como todos os procedimentos de apoio genérico.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).