A RTP – Rádio e Televisão de Portugal é uma empresa estatal portuguesa que inclui estações de rádio e televisão públicas.
As primeiras emissões regulares de rádio iniciaram-se em 1935 e as de televisão em 1957. A RTP tem um riquíssimo e inigualável património audiovisual (sons e imagens), que se confunde com a história de Portugal.
Experiência, know how, qualidade, inovação, responsabilidade, seriedade, confiança, competência, profissionalismo fazem da RTP um player fundamental que dá resposta às necessidades cada vez mais específicas e exigentes do seu público.
É pioneira na área das novas tecnologias. A sua oferta integra, desde 2011, a RTP Play, serviço pioneiro para visualização e escuta de emissões online bem como de programas em on-demand.
No âmbito da Responsabilidade Social, a RTP+ desenvolve e divulga inúmeras iniciativas e tem contribuído, de forma séria e efetiva, para melhorar a vida de diversas instituições e sedimentar as causas que abraça.
A RTP promove oportunidades de aprendizagem experienciada, quer integrada em programas de educação académica, quer para profissionais em fase inicial de carreira, numa perspetiva de responsabilidade e sustentabilidade social, aproveitando estes programas para enriquecimento interno e da cultura da Empresa através do contacto com as escolas e universidades e do convívio com diversidade de mentalidades e abordagens.
Oferta – Jornalista TV (4 vagas) – Lisboa
A Direção de Informação da RTP pretende apostar na formação de jovens jornalistas cuja aprendizagem na redação possa revelar aptidão para jornalismo televisivo. Este programa de quatro estágios será desenvolvido on-job, na redação de Lisboa, e orientado por dois elementos da Direção de Informação.
Atividades a desenvolver
- Acompanhamento permanente da atualidade, com consulta a diversas fontes de informação;
- Acompanhamento de equipas de reportagem;
- Visionamento de brutos;
- Escrita jornalística;
- Locução e edição de peças televisivas.
Perfil
- Licenciatura em Jornalismo, Comunicação Social, ou área similar;
- É admissível licenciatura noutras áreas como História, Economia, Direito ou Comunicação Multimédia desde que possuam formação complementar em Jornalismo;
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Boa capacidade de comunicação, oral e escrita;
- Sentido de responsabilidade, espírito crítico e curioso;
- Domínio da Língua Portuguesa e domínio de outra língua estrangeira como o inglês, francês ou castelhano é fator preferencial;
- Carta de Condução;
- Elegibilidade para frequentar um estágio profissional ao abrigo do IEFP – Instituto de emprego e formação profissional.
Oferece-se
- Estágio profissional remunerado de 9 meses, a tempo inteiro, de acordo com o nível de formação;
- Oportunidade única de desenvolvimento de competências profissionais na área do Jornalismo de televisão;
- Aprendizagem e contacto com um trabalho reconhecido e de excelência a nível nacional.