A REN – Redes Energéticas Nacionais é a empresa responsável por garantir o fornecimento ininterrupto de eletricidade e gás em Portugal Continental.
São mais de 700 pessoas que trabalham todos os dias para conseguir cumprir esta missão, feita de forma transparente, objetiva, eficiente economicamente e com um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A REN atua de acordo com os objetivos energéticos da União Europeia, ajudando o Planeta a combater as alterações climáticas, sem esquecer a segurança e qualidade do abastecimento de energia, que é cada vez mais produzida por fontes renováveis.
As alterações climáticas são neste momento uma certeza, que deve ser tida em conta no planeamento energético. A sua urgência alterou padrões de consumo, , com uma diminuição na procura de geração de combustíveis fósseis, um aumento da produção renovável e uma procura crescente de novas soluções de geração de energia, como o Hidrogénio.
A REN tem participado ativamente neste esforço de transição energética, contribuindo nas áreas do planeamento e gestão do Sistema Energético Nacional, e colaborando ativamente com todas as entidades públicas e privadas deste complexo sistema.
As redes geridas pela REN estão preparadas para continuar a evoluir, os projetos estão a ser realizados dentro de calendários exigentes, mas exequíveis. O aumento da produção de energia renovável vai obrigar a um investimento significativo para o qual a REN está bem preparada do ponto de vista operacional e financeiro. Em abril de 2021, realizou a sua primeira obrigação “verde”, dando um importante passo no alinhamento das estratégias de negócio, de sustentabilidade e definanciamento.
A inovação é peça chave no âmbito da sua abordagem, e não poderia ser de outra forma face aos exigentes desafios das transformações no setor da energia.
Oferta – Quadro Superior de Controlo Operacional – Lisboa
Principais responsabilidades
- Apoiar as empresas concessionárias na execução dos contratos externos, através do controlo das condições contratualizadas e assegurando a coordenação com as estruturas corporativas;
- Assegurar o processamento das compras locais;
- Proceder à orçamentação de projetos de desenvolvimento e investimento, de remodelação de linhas e ampliação de subestações e serviços de gestão de servidões, assim como, de elementos de ligação para as propostas Técnico-comercias dos promotores e consumidores da RNT (Rede Nacional de Transporte);
- Carregamento em SAP do orçamento anual de projetos de investimento (CAPEX) e de operação e exploração (OPEX) das direções operacionais;
- Apoiar no controlo da execução orçamental das empresas concessionárias através do reporte de realização e de compromissos, de desvios e propostas de correção;
- Disponibilizar às diferentes áreas da empresa a informação operacional necessária para a concretização das suas atividades.
Perfil
Profissional
- Licenciatura ou Mestrado em Engenharia, Economia ou Gestão;
- Conhecimentos sobre o funcionamento do Sistema Elétrico Nacional e do Sistema Nacional de Gás Natural (fator preferencial);
- Conhecimentos de sistemas informáticos tais como Windows, Office, SAP (preferencial).
Pessoal
- Capacidade analítica e de sistematização de informação;
- Elevada capacidade de trabalho em equipa;
- Bom relacionamento interpessoal.
- Autonomia, dinamismo e proatividade.