A REN – Redes Energéticas Nacionais é a empresa que, em Portugal, gere as principais infraestruturas de transporte de eletricidade e de gás natural.
A sua principal missão é assegurar que o transporte de energia em Portugal é feito sem falhas, com uma elevada qualidade de serviço, e com a máxima eficiência, minimizando os custos para o consumidor final.
Reflexo da aposta nacional no domínio das energias renováveis, o Estado Português atribuiu à Enondas – Energia das Ondas. S.A., cujo capital social é integralmente detido pela REN, a concessão para a exploração de uma zona piloto destinada à produção de energia elétrica a partir das ondas do mar.
É hoje uma empresa privada e faz parte do PSI20, o índice que agrupa as vinte maiores empresas cotadas na bolsa de Lisboa.
A REN está também presente no negócio das telecomunicações, através da RENTELECOM, que inclui serviços diversificados, passando pelas infraestruturas, serviços geridos ou consultoria.
De forma a reforçar o compromisso com a sua operação em Portugal, a empresa adquiriu a REN Portgás, que centra a sua atividade no desenvolvimento e exploração da rede pública de distribuição de gás natural na região litoral norte de Portugal. Ao abrigo de um contrato de concessão celebrado com o Estado português até ao ano de 2048, esta é a segunda maior rede de distribuição de gás natural em Portugal, com cerca de 4.760 quilómetros.
Oferta – Técnico/a Superior de Proveitos e Tarifas (M/F) – Lisboa
Principais atribuições
- Analisar o desempenho das empresas reguladas durante e no final de cada período de regulação, com o objetivo de acompanhar os impactos dos incentivos regulatórios em vigor;
- Participar no desenvolvimento do modelo económico de médio e longo prazo das atividades reguladas de Gás e Eletricidade;
- Proceder ao acompanhamento dos ativos em cadastro com vista ao cumprimento das obrigações de reporte ao regulador;
- Calcular e analisar os desvios mensais das empresas reguladas, de modo a disponibilizar atempadamente à gestão informação sobre desvios e proveitos das atividades reguladas;
- Acompanhar a regulamentação associada ao setor energético;
- Apoiar a elaboração dos relatórios para efeitos de regulação nos termos do Regulamento Tarifário;
- Apoiar a participação em grupos de trabalho internacionais em temas relacionados com regulação;
- Acompanhar os modelos de regulação dos operadores da rede de transporte da Europa, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre diferentes métodos de regulação com vista à preparação de propostas para o regulador alicerçadas nas melhores práticas europeias.
Perfil profissional
- Mestrado Pós-Bolonha em Economia, Gestão ou Finanças;
- Máximo 3 anos de experiência profissional;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, nomeadamente MS Excel, SAP e outros;
- Valoriza-se experiência em contabilidade e reporte financeiro e em modelos econométricos;
- Inglês fluente.
Perfil pessoal
- Espírito de iniciativa e proatividade;
- Capacidade analítica, rigor e sentido crítico;
- Capacidade de comunicação, colaboração e trabalho em equipa.