A REN – Redes Energéticas Nacionais é a empresa que, em Portugal, gere as principais infraestruturas de transporte de eletricidade e de gás natural.
A sua principal missão é assegurar que o transporte de energia em Portugal é feito sem falhas, com uma elevada qualidade de serviço, e com a máxima eficiência, minimizando os custos para o consumidor final.
Reflexo da aposta nacional no domínio das energias renováveis, o Estado Português atribuiu à Enondas – Energia das Ondas. S.A., cujo capital social é integralmente detido pela REN, a concessão para a exploração de uma zona piloto destinada à produção de energia elétrica a partir das ondas do mar.
É hoje uma empresa privada e faz parte do PSI20, o índice que agrupa as vinte maiores empresas cotadas na bolsa de Lisboa.
A REN está também presente no negócio das telecomunicações, através da RENTELECOM, que inclui serviços diversificados, passando pelas infraestruturas, serviços geridos ou consultoria.
Oferta – Analista de Dados Pessoais – Lisboa
Principais atribuições
- Apoiar o Encarregado da Proteção de Dados a desenvolver atividades de verificação do cumprimento da lei, designadamente dos requisitos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD);
- Interagir com as áreas relevantes da empresa para analisar a implementação de recomendações relacionadas com a proteção de dados pessoais;
- Desenvolver, em conjunto com a área de projetos de sistemas de informação da empresa, um projeto de implementação de uma aplicação Web de apoio à atividade da proteção de dados pessoais;
- Trabalhar em conjunto com a área de comunicação para desenvolver atividades de comunicação interna em torno da temática da proteção de dados pessoais;
- Analisar os riscos relacionados com a proteção de dados pessoais e contribuir para o desenvolvimento do plano de atividades do Encarregado da Proteção de Dados;
- Dar apoio na análise de eventuais irregularidades;
- Apoiar na atualização das políticas e procedimentos de proteção de dados pessoais do Grupo REN.
Perfil profissional
- Licenciatura (pré-Bolonha) ou Mestrado (pós-Bolonha) em Engenharia, Gestão, Economia ou Direito;
- Experiência profissional mínima de 3 anos em funções relacionadas com a proteção de dados ou em funções de auditoria;
- Conhecimento sobre o setor da energia é uma vantagem;
- Formação específica sobre proteção de dados pessoais é uma vantagem.
Perfil pessoal
- Espirito crítico;
- Capacidade de avaliar problemas relacionados com gestão de empresas de forma objetiva;
- Integridade e capacidade de estabelecer relações de confiança com um leque alargado de áreas do Grupo;
- Visão e conhecimento do risco em contexto empresarial;
- Excelentes capacidades de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Organização e atenção ao detalhe.