Definir qual é a técnica de branding offline mais eficaz vai sempre depender do tipo de negócio e dos seus objetivos, mas também do seu público-alvo. Tenha também em conta que para um negócio ou marca ser bem sucedida, a chave está em conjugar várias estratégias.
Ainda quanto ao offline, existem técnicas de branding que nunca passam de moda e que poderão sempre funcionar. Eis o (nosso) top 3.
1. Merchandising
Oferecer algo grátis aos clientes jamais passará de moda e é algo que estes sempre apreciam! Logo, apostar em merchandising continua a ser uma técnica eficaz e com bons resultados.
Ainda mais, hoje em dia, tem a possibilidade de surpreender os seus clientes com materiais relacionados com o seu negócio, que tanto podem marcar a diferença e pela originalidade, como pela sua utilidade. Assim sendo, pode sempre optar por objetos mais tradicionais, como t shirts personalizadas ou porta chaves personalizados; ou noutros mais “fora da caixa”, como os carregadores sem fio ou até drones!
Seja qual for a sua escolha, opte sempre por algo que esteja relacionado com o seu negócio e de boa qualidade! Ou vai mesmo querer associar a sua marca a um isqueiro que depois não funciona?
2. Criação ou patrocínio de eventos
Este tipo de iniciativa é sempre uma boa forma de dar a conhecer a sua marca. Novamente, escolha um evento que de alguma marca represente o seu produto ou os seus valores, seja pelo espírito de equipa ou pela paixão que vos move.
Se o seu público-alvo está lá, faz todo o sentido que a sua empresa também esteja presente e/ou contribua para a sua realização.
Recorde-se que não tem de criar – ou patrocinar – um mega-evento. O mais importante mesmo é proporcionar algo agradável e, desta forma, conseguir estar mais perto dos seus clientes. Além disso, em alguns casos, um evento é sempre uma forma de conquistar novos clientes e ainda de fazer networking, aumentando, assim, a sua rede de contatos.
3. Flyers
Ao contrário do que muitos apregoam, a Internet e o marketing online não matou os flyers. Contudo, tornou o público mais exigente. Por isso mesmo, se for apostar nesta técnica de branding offline, é importante investir num bom design.
Algo que, de forma clara e cativante, consiga apresentar o seu negócio e as suas vantagens. Apresente algo que logo à primeira vista, consiga captar a atenção das pessoas, levando-as a guardar o flyer.
Igualmente importante é a sua distribuição. Por exemplo, se tem uma clínica de estética, não faz sentido ir entregar flyers para a porta da escola. Exceto se planear estar presente quando as mães entregam/recolhem os filhos, por exemplo Da mesma forma, se o seu restaurante está no Porto, por que é que iria entregar flyers em Lisboa?
Como pode ver, o branding offline tem muito para oferecer ao seu negócio. Ele é tão importante quanto o marketing online e, sem dúvida, uma excelente ferramenta para promover e reforçar a sua marca.