O Património Cultural I.P. é responsável pela gestão do Património Cultural em Portugal continental.
As suas atribuições passam pelo estudo, investigação e divulgação do Património Cultural Material e Imaterial português, pela gestão do património edificado arquitetónico e arqueológico, pela realização de obras de conservação e restauro nos monumentos e sítios arqueológicos classificados, em vias de classificação ou de elevado interesse histórico, artístico e científico e pela gestão de uma vasta rede de monumentos e sítios arqueológicos distribuídos pelo território nacional continental, incluindo a documentação e inventário do Património Cultural Imaterial.
Estabelecemos as linhas de orientação e o plano estratégico para a execução das políticas nacionais na área do Património Cultural, exercendo uma função normativa, regulamentadora e fiscalizadora.
Definimos normas e procedimentos e emitimos diretivas vinculativas no âmbito da salvaguarda, conservação, recuperação e valorização dos Bens Culturais Imóveis classificados ou em vias de classificação e respetivas zonas de proteção, e também no domínio da salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Classifica Património Cultural Material e Imaterial de acordo com propostas internas ou apresentadas por outras entidades, nomeadamente pelos municípios.
Os Bens Culturais Imóveis de interesse cultural podem pertencer às categorias de Monumento, Conjunto ou Sítio e ser classificados como de Interesse Nacional, Interesse Público ou Interesse Municipal.
Oferta – OE202404/0612 | Assistentes Operacionais – Motorista (2 vagas) | Mobilidade Interna – Porto e Lisboa
Recrutamento por Mobilidade na categoria entre órgãos ou serviços de 2 Assistentes Operacionais para o exercício de funções de motorista no Património Cultural, IP.
Funções
- Assegurar a condução de viaturas ligeiras sendo responsável pelos equipamentos sob a sua guarda e pela correta utilização, zelar pela boa conservação e manutenção dos mesmos;
- Execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento do serviço, enquadradas em diretivas gerais bem definidas;
- Execução de outras tarefas necessárias ao funcionamento do serviço, não expressamente mencionadas, que lhes sejam afins ou funcionalmente ligadas, enquadradas em diretivas gerais bem definidas, de grau 1 de complexidade para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não impliquem desvalorização profissional.
Requisitos
- Estar integrado na Carreira/Categoria de Assistente Operacional;
- Carta de condução de ligeiros;
- Experiência profissional em atividades semelhantes às de motorista.
- Capacidade de organização e planeamento de tarefas;
- Disponibilidade para trabalhar fora do horário normal;
- Capacidade para trabalhar sob pressão.
Local de trabalho
- 1 posto de trabalho para exercer funções no Palacete Vilar de Allen, Rua António Cardoso, nº 175 4150-081 Porto;
- 1 posto de trabalho para exercer funções no Palácio Nacional da Ajuda, Largo da Ajuda, 1349-021 Lisboa.