Trabalha a partir de casa? Sete dicas para aumentar a sua produtividade

Quem trabalha em casa ou apostou numa carreira ‘freelancer’ pode ter menos preocupações porque não tem de passar horas no trânsito, nem tem horário de trabalho definido. Mas se não tomar precauções e for uma pessoa que precisa de trabalhar sobre pressão para alcançar objetivos, trabalhar em casa pode trazer-lhe alguns problemas. Aqui ficam algumas dicas que podem ajudá-lo a ser o “chefe” de si próprio.

Estabeleça um horário
Ser um trabalhador ‘freelancer’ nem sempre é fácil. Para garantir que consegue apresentar propostas a tempo aos seus clientes, convém que mantenha um horário fixo de trabalho. Poderá ser das 9h às 17h ou das 10h às 18h, como for mais útil. Não faça horas de almoço muito longas de forma a manter o ritmo de trabalho e a conseguir respeitar prazos. Respeite o seu horário de trabalho como se trabalhasse fora de casa.

Tenha um espaço próprio de trabalho
Arranje um cantinho em sua casa e aproveite para instalar a sua secretária. O espaço de trabalho deve ser exclusivamente para si e não deve ter qualquer tipo de distrações. O ideal é que o espaço da sua casa seja o mais profissional possível, de maneira a que consiga atingir níveis de produtividade suficientes para fazer o seu trabalho sem problemas.

Cuidado com o pijama
Trabalhar de pijama ou de fato de treino é um cenário pouco profissional e pode levá-lo a diminuir o seu ritmo de trabalho ao longo do dia. Não se sinta demasiado confortável. Deverá mudar de roupa normalmente como se fosse para o escritório. Não precisa de vestir fato e gravata, mas algo que lhe dê mentalmente uma ideia de que está no seu local de trabalho.

Imponha limites
Se tiver filhos em casa trabalhar irá tornar-se um pouco mais difícil. O mesmo irá acontecer se tiver tarefas domésticas, como camas por fazer ou loiça por arrumar. Estas pequenas distrações podem custar-lhe um dia de trabalho. É imperativo que estabeleça limites para os seus filhos, mas também para a execução de tarefas domésticas. Se existe um horário de trabalho terá que o cumprir.

Não ceda à procrastinação
Adiar trabalho para ir tomar um café com os amigos, ir às compras ou até ficar um pouco mais na cama, pode revelar-se perigoso se pretende atingir um determinado objetivo profissional. Perder um dia de trabalho poderá dar uso a atrasos e a perda de ritmo de trabalho fundamentais para quem trabalha para atingir um determinado fim.

Planeie o seu dia
Tenha uma agenda onde poderá consultar aquilo que tem para fazer durante o dia, semana ou mês. Desta forma será mais fácil para si organizar o seu tempo. Determine objetivos de forma a que seja possível garantir um ritmo de trabalho sustentável. Se conseguir atingir todos os seus objetivos antes da “hora de saída”, poderá mesmo ter algum tempo livre para si.

Mantenha o contacto com os colegas
Apesar de trabalhar em casa ser um pouco mais calmo e conseguir estar mais concentrado naquilo que está a fazer a verdade é que poderá levar a que se torne um pouco mais solitário. Uma das maneiras de contornar este problema é manter o contacto com os colegas do seu escritório. Desta forma, poderá saber aquilo que se passa no escritório. Poderá até alargar a sua rede de contactos, o que é imprescindível se for ‘freelancer’.

Fonte: CGD

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

As rotinas digitais do quotidiano

A era digital em que vivemos é caracterizada por vários aspetos, entre eles, a maior …