A Ordem dos Farmacêuticos é a associação pública profissional que representa os farmacêuticos portugueses e que regula a profissão farmacêutica em Portugal.
Enquanto pessoa coletiva de direito público, a Ordem mantém a designação tradicional de Sociedade Farmacêutica Lusitana, de que é legítima continuadora, apresentando as seguintes atribuições estatutárias: Colaborar na definição e execução da política de saúde em cooperação com o Estado; Defender a dignidade da profissão farmacêutica; Fomentar e defender os interesses da profissão farmacêutica.
A Informação sobre Medicamentos é uma atividade que engloba o tratamento e comunicação de dados sobre vários aspetos relacionados com os medicamentos, contribuindo para uma terapêutica mais segura e racional.
A intervenção do farmacêutico junto dos doentes e em atividades de promoção da saúde é suportada em informação técnico-científica indispensável para a prestação de cuidados farmacêuticos.
O Centro de Informação do Medicamento (CIM) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), sedeado em Lisboa, foi criado em 1984 como um serviço destinado a proporcionar aos farmacêuticos informação independente, avaliada e atualizada sobre medicamentos, contribuindo para a sua atualização e formação contínua.
Oferta – Farmacêutico (M/F) – Lisboa
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) está a recrutar um farmacêutico para o Centro de Informação do Medicamento (CIM), em Lisboa, em regime de full-time, com a perspetiva de integrar o seu quadro de pessoal.
Funções
- Apoiar a Direção Técnica do CIM;
- Prestar informação sobre medicamentos, no âmbito dos pedidos efetuados ao CIM;
- Elaborar periodicamente publicações técnicas;
- Participar em grupos de trabalho e na revisão e edição de textos, artigos e publicações técnicas/científicas;
- Colaborar na identificação, manutenção e revisão do espólio de publicações periódicas e bases de dados técnico-científicas da OF.
Requisitos
- Mestre em Ciências Farmacêuticas ou equivalente, nos termos do Estatuto da OF;
- Membro da Ordem dos Farmacêuticos em situação regular;
- Interesse pela área da informação do medicamento;
- Boa capacidade de escrita e redação de textos;
- Competências comunicacionais, organizacionais e de relacionamento interpessoal;
- Domínio da língua inglesa;
- Preferencialmente com disponibilidade imediata.