A Ordem dos Enfermeiros (OE) é a associação pública profissional que congrega todos os profissionais de Enfermagem que trabalham em Portugal.
Tem como atribuições a definição de regras relativas à actividade profissional e respectivo controlo da sua observância. Na prática, podemos dizer que a preocupação da OE é para com a regulamentação e disciplina da profissão de Enfermagem, enquanto outras organizações, como os sindicatos, se preocupam com os assuntos laborais, decorrentes do contrato de trabalho.
A Ordem dos Enfermeiros tem como principal desígnio “a defesa dos interesses gerais dos destinatários dos serviços de enfermagem e a representação e defesa dos interesses da profissão”, como refere o seu Estatuto.
A Ordem atribui dois títulos profissionais, e por conseguinte, emite dois tipos de cédulas diferentes: Enfermeiro; Enfermeiro Especialista. Esta instituição tem poderes delegados pelo Estado e foi formalmente criada em 1998.
A participação de cada enfermeiro na vida da OE é fundamental para o desenvolvimento da profissão, contribuindo para sua valorização e visibilidade social, numa perspectiva de melhoria dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos. O vínculo existente entre cada enfermeiro e a OE decorre do exercício da profissão, do facto de ser enfermeiro e de ter o dever de cumprir e fazer cumprir o Estatuto.
O Estatuto da OE é o conjunto de artigos que define o funcionamento da organização e a Deontologia Profissional.
Oferta – Técnico de Recursos Humanos – Lisboa
Função
- Efetuar o processamento salarial;
- Cumprimento de obrigações legais;
- Responder aos inquéritos setoriais e nacionais;
- Elaborar mapas de apoio à gestão de RH;
- Apoiar na gestão do dia-a-dia dos recursos humanos.
Requisitos
- Formação superior em Recursos Humanos, Gestão, Sociologia ou similar;
- Conhecimentos avançados do módulo de RH, da aplicação PRIMAVERA (fator eliminatório);
- Conhecimentos de plataformas de biometria;
- Sentido de organização e responsabilidade;
- Boas relações interpessoais;
- Orientação para o detalhe;
- Capacidade de resolução de problemas;
- Facilidade de trabalhar em equipa;
- Disponibilidade Imediata.