A Operação Nariz Vermelho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vinculações políticas ou religiosas, oficialmente constituída no dia 4 de Junho de 2002.
O seu principal propósito é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais.
Estes artistas têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando um trabalho artístico adaptado a cada criança e a cada situação.
É responsabilidade da associação formar e garantir a alta qualidade dos artistas cujo trabalho é remunerado. A Operação Nariz Vermelho oferece aos hospitais as visitas, angariando os fundos necessários através de donativos, particulares e empresariais, campanhas e merchandising.
Neste momento garante visitas hospitalares semanais, durante 42 semanas por ano em hospitais abrangidos pelo programa nas zonas de Lisboa e Porto, e nas cidades de Coimbra e Braga. A equipa de artistas é constituída por 25 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 16 profissionais.
Oferta – Doutores Palhaços – Lisboa
Perfil
- Experiência artística profissional comprovada através do material enviado;
- Ter mais de 18 anos;
- Formação e/ou experiência na linguagem de palhaço.
Durante o processo de seleção serão analisados os seguintes critérios
- A experiência/formação artística como palhaço, outras competências artísticas desenvolvidas (ex: instrumento musical) e a capacidade de adaptar o trabalho do palhaço para o contexto hospitalar;
- Para ser palhaço da ONV, é preciso ser artista profissional;
- Ter disponibilidade para trabalhar duas vezes por semana no hospital, além de dois treinos artísticos por mês;
- Alto nível de adaptação à linguagem do palhaço no contexto hospitalar, para trabalhar em dupla durante seis horas por dia num ambiente adverso;
- Consciência da missão da organização;
- Exercer o seu ofício com criatividade, vontade e interesse na investigação contínua desta linguagem.