A OGMA é uma empresa de atividade aeronáutica com uma longa e conceituada tradição. Foi criada em 1918, no entanto 2005 representou uma nova era na sua história, quando o Governo Português privatizou 65% do capital da empresa.
Em 29 de junho de 1918 o Ministério da Guerra Português criou o Parque de Material Aeronáutico (PMA), com o objetivo de reorganizar o setor da Defesa. Inicialmente, a OGMA fornecia suporte a aeronaves militares, no entanto foi adquirindo recursos que lhe permitem oferecer, hoje em dia, um suporte completo à frota dos seus clientes civis e militares.
Ao longo de sua história, a OGMA acumulou experiência, que se traduz na vasta oferta de produtos e serviços de alta qualidade. Com mais de 100 anos de existência, a OGMA tornou-se um dos mais importantes players em Manutenção e Fabricação.
Motivados por exceder as expetativas dos seus clientes, cria soluções exclusivas adaptadas às necessidades dos clientes. Trabalha todos os dias para atingir a excelência nos seus serviços, aliando o know-how de uma empresa centenária à inovação e evolução do setor aeronáutico.
Foi o início de um esforço muito significativo no sentido de tornar a OGMA mais competitiva à escala mundial, expandindo-se para novos Mercados.
Em 2012, a entrada da Embraer no capital da OGMA significou o início de uma nova jornada, onde a parceria OGMA-Embraer se uniu num só objetivo: trazer o melhor da indústria e engenharia portuguesa ao mercado aeronáutico. Atualmente o Governo Português detém 35% do capital da empresa, sendo os restantes 65% detidos pela Embraer.
Os serviços de MRO são a base do seu negócio. A OGMA fornece serviços de manutenção e reparação de aeronaves e motores de aeronaves, bem como de manutenção e fabricação de aeroestruturas e componentes de aeronaves. Fornece também serviços de engenharia e suporte logístico e soluções de suporte de frota, para clientes civis e militares, de todo o mundo.
Oferta – Export Control Specialist – Lisboa
Principais responsabilidades
- Prestar consultoria interna à equipa operacional de controlo de exportação, colaborando ativamente no desenho e implementação do projeto, de forma a garantir o cumprimento de regulamentos de controlo de exportação, através das seguintes atividades;
- Efetuar o levantamento da legislação nacional e internacional relacionada com o controlo de exportação;
- Elaborar e rever as Políticas e Procedimentos de Controle de Exportação da OGMA a fim de garantir que estejam alinhados com as regras e regulamentos específicos identificados na Legislação de Controle de Exportação aplicável;
- Elaborar e rever os modelos dos principais documentos e formulários de Controle de Exportação (tais como TAA, Declarações do Utilizador Final, NDAs, PECS, ECQS, declarações e/ou outros documentos), bem como os materiais de suporte elaborados para as principais formações de Controle de Exportação a fim de garantir que eles estejam alinhados com as regras e regulamentos específicos identificados na Legislação de Controle de Exportação aplicável;
- Realizar análises de riscos relacionados a Trade Compliance para as áreas de negócio e prover recomendações de mitigação de riscos para as áreas;
- Realizar análises de riscos relacionados a Trade Compliance para clientes (KYC-Know Your Customer) e parceiros de negócio (Due Diligence) e prover recomendações de mitigação de riscos para as áreas.
Requisitos
- Formação superior em Comércio Internacional, Relações Internacionais ou áreas afins;
- Inglês mandatório, bem como conhecimento de legislação de controlo de exportação (Legislação Europeia e Americana – preferencial;
- Formação Técnica de Controlo de Exportação (EU, EAR & ITAR) / Certificação de Controlo de Exportação – EAR & ITAR (preferencial).