O sucesso de qualquer equipa, seja nos negócios ou no desporto, requer uma liderança de alto rendimento, capaz de dar resposta às exigências que lhe são colocadas. A Nova SBE Executive Education juntou-se, por isso, à Portugal Football School, a unidade de investigação e formação da FPF, para criar o ‘Centro de Alto Rendimento de Liderança’, um programa direcionado para participantes de qualquer área – gestores, dirigentes desportivos ou líderes de qualquer setor e nível de desenvolvimento que pretendam aprimorar o seu modelo de liderança.
O que têm atletas de alta competição, treinadores e executivos em comum? Todos precisam de gerir condições pessoais, físicas, emocionais e cognitivas para alcançar a melhor performance possível.
Esta formação, que terá lugar entre a Cidade do Futebol (Federação Portuguesa de Futebol) e o campus da Nova SBE, em Carcavelos, tem o propósito de dotar os participantes de conhecimentos, competências e ferramentas que lhes permitam liderar e, consequentemente, melhorar o desempenho das suas equipas. Dará também aos participantes a oportunidade de desenvolverem os seus conhecimentos sobre como gerir estados de saúde, estilos de vida e estímulos diários, para que possam melhorar e alcançar o nível ideal de performance.
Para tal, o programa conta com um diagnóstico físico e nutricional, com o respetivo debrief, e ensinamentos de técnicas de recuperação, conduzidos por médicos e fisiologistas da Seleção Portuguesa de Futebol. Os participantes terão também a oportunidade de sentir a experiência de jogar futebol na Cidade do Futebol.
No corpo docente figuram nomes como Paulo Beckert, coordenador da Unidade de Saúde e Performance da FPF e médico da Seleção Nacional A portuguesa desde 2014, João Brito, fisiologista da Seleção Portuguesa de Futebol desde 2014, Pedro Figueiredo, fisiologista da Seleção Portuguesa de Futebol sub-21 desde 2017, Rodrigo Abreu, nutricionista na Unidade de Saúde e Performance da FPF e Pedro Almeida, formador FPF dos cursos de treinadores de futebol Uefa A/Pro, psicólogo do desporto e professor no ISPA-Instituto Universitário.
À parte mais prática alia-se também a abordagem teórica, com algumas aprendizagens com professores especialistas em Liderança da Nova SBE.
A formação conta com a coordenação científica de Miguel Pina e Cunha, Professor Catedrático na Nova SBE e um dos mais conceituados investigadores na área de Liderança e Comportamento Organizacional a nível mundial, e André Seabra, Diretor da Portugal Football School e Professor Auxiliar com Agregação na Faculdade de Desporto – Universidade do Porto.
O programa ‘Centro de Alto Rendimento de Liderança’ tem data de início marcada para 21 de setembro de 2021 e as inscrições para a primeira edição já se encontram abertas.
Sobre a Nova SBE
A Nova SBE é a mais prestigiada escola de “Business & Economics” em Portugal e uma das principais escolas de Business da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Dr. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007. É uma das 77 escolas de Business com a atribuição de ser uma instituição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira escola de Business portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.
Sobre a Portugal Football School
A Portugal Football School (PFS), criada em abril de 2017, faz parte da unidade de investigação e desenvolvimento da FPF e tem como atividade central e dinamizadora a investigação em futebol, futsal e futebol de praia, sempre em estreita ligação com a oferta formativa que se pretende desenvolver e com as atividades de intervenção comunitária e de apoio às políticas públicas a implementar. De forma a concretizar estes objetivos, diversos programas e projetos de investigação, educação e formação têm vindo a ser desenvolvidos junto dos agentes desportivos com responsabilidade na promoção do futebol em Portugal, quer sejam treinadores, árbitros, dirigentes, jogadores, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas ou outros intervenientes.