A Museus e Monumentos de Portugal, EPE é a entidade que, a partir de 1 de janeiro de 2024, sucede à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) na tutela dos museus, monumentos e palácios de Portugal. Tem a missão de provar a quem cá mora e a quem nos visita como os museus, monumentos e palácios de Portugal são, na verdade, os museus, os monumentos e os palácios de todos os portugueses.
A empresa pública compreende 38 museus e monumentos, disseminados por 21 cidades e vilas, de norte a sul de Portugal, configurando uma excecional rosa-dos-ventos da nossa memória, história e identidade.
Nestes espaços, que contam a história do país e da sua relação com o mundo, incluem-se monumentos inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO, museus nacionais e palácios. São recursos, território, conhecimento, identidade e fruição.
A empresa abraça uma multidão de singularidades. Dos quase quarenta espaços que estão à sua guarda, seis são monumentos classificados pela UNESCO como Património Mundial, dezasseis são museus nacionais, todos têm um brilho próprio. Juntos, formam uma constelação de conhecimento e espanto. A força da arte e do património não é distante ou utópica.
Sabe que os museus, monumentos e palácios são lugares de contemplação e silêncio. Mas as pedras falam, as coleções têm opiniões, os visitantes nacionais e internacionais reclamam a qualificação da sua experiência.
Ofertas
- Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação – Porto
- Técnico de Sistemas e Tecnologias de Informação – Ajuda, Lisboa
- Data Analyst – Porto
- Administrador de Sistemas – Porto