O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) é, em Portugal, o departamento governamental responsável pela formulação, coordenação e execução da política externa.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros formula, coordena e executa a política externa de Portugal. Cabe ao MNE assegurar a representação do Estado português junto de outros países e de organizações internacionais, através da sua Rede Externa de embaixadas, missões permanentes e postos consulares.
São atribuições do MNE, entre outras, a proteção dos cidadãos portugueses no estrangeiro, a condução de negociações internacionais e de processos de vinculação internacional (acordos e tratados) do Estado português, a condução e coordenação da participação portuguesa no processo de construção europeia e a promoção de relações de cooperação e amizade com os diversos parceiros internacionais.
O MNE articula-se ainda com outros ministérios na definição do quadro político de participação das Forças Armadas e das forças de segurança portuguesas em missões de caráter internacional.
Oferta – OE202404/0555 | Técnico Superior (2 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para preenchimento de dois postos de trabalho da carreira e categoria de técnico superior, previstos no mapa de pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros, circunscrito a trabalhadores detentores de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida.
Caraterização dos postos de trabalho
- Elaboração de pareceres e projetos com diversos graus de complexidade e execução e outras atividades de apoio geral e especializado em matéria de organização administrativa dos Serviços Internos e Serviços Periféricos Externos do MNE, designadamente, de estudo, planeamento, avaliação e aplicação de métodos adequados à análise, descrição e qualificação de funções, planos de carreiras, SIADAP, regime de férias, faltas e licenças, horário de trabalho;
- Elaboração do Balanço Social;
- Colaborar no desenvolvimento de projetos no âmbito do pagamento dos abonos de representação e pedidos de autorização de viagens e transporte de bens.
No âmbito do exercício das suas funções, aos trabalhadores a recrutar é dada a possibilidade de participar em missões ou comissões ao estrangeiro.
Requisitos
- Formação superior;
- Conhecimentos de informática, com vista ao desenvolvimento de ferramentas de tratamento de dados (Excel e Word);
- Capacidade de análise, organização, rigor, autonomia e orientação para a qualidade;
- Atitude positiva e construtiva, orientada para o serviço;
- Capacidade para trabalhar em equipa;
- Sentido de responsabilidade, ética profissional e honestidade.