A LIPOR – Associação de Municípios para Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto – foi fundada em 1982 como Associação de Municípios e gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Ao mesmo tempo continua a partilhar boas práticas, complementadas com campanhas de sensibilização junto da população.
A LIPOR trata, todos os anos, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes. A empresa sustenta-se nos modernos conceitos de gestão de resíduos, que preconizam a adoção de sistemas integrados e a minimização da deposição de resíduos em Aterro.
Por isso, desenvolveu uma estratégia integrada de gestão baseada em quatro componentes principais: a Valorização Multimaterial, a Valorização Orgânica e a Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados dos processos e de resíduos previamente preparados.
E este universo cresceu de forma natural e abraça, cada vez mais, novos projetos e serviços, reforçando assim o seu caminho estratégico. A LISPOR inspira-se nos princípios da Economia Circular e, assim, gere diariamente os resíduos que recebe e agrega os três pilares do Desenvolvimento Sustentável: ambiental, económico e social.
Ao longo dos últimos anos, o seu trabalho tem sido celebrado com diferentes prémios e reconhecimentos, incentivando a empresa a continuar a trabalhar para um futuro cada vez mais sustentável.
Oferta – OE202409/0220 | Assistente Operacional (6 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Gondormar, Porto
Caracterização do Posto de Trabalho
As funções a desempenhar correspondem ao grau 1 de complexidade funcional, cuja caracterização se encontra prevista no Anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP.
Os assistentes operacionais prestarão serviço nas Unidades da DLI – Divisão de Logistica e Infraestruturas, integrando equipas diversificadas com várias atribuições, nomeadamente:
- Acompanhamento da produção com a remoção de contaminantes e controlo da qualidade do material selecionado automaticamente;
- Controlo operacional do produto acabado no processo de triagem;
- Execução de tarefas de manutenção e reparação associadas aos serviços de pichelaria, serralharia, carpintaria, eletricidade, pintura e construção civil;
- Realização de atividades inerentes à função de jardinagem, limpeza e desinfeção de edifícios viaturas, máquinas, infraestruturas e pavimentos;
- Verificação, manutenção, limpeza e calibração dos equipamentos de triagem, máquinas e respetivas infraestruturas;
- Auxílio na atividade de descarga e carga dos camiões;
- Executar nos planos de manutenção preventiva definidos, bem como as atividades de manutenção corretiva necessárias ao com funcionamento dos equipamentos, viaturas, máquinas e infraestruturas.
Habilitação
- Escolaridade Obrigatória.
Competências
- Realização e Orientação para Resultados;
- Orientação para o Serviço Público;
- Adaptação e Melhoria. Contínua;
- Inovação e Qualidade;
- Responsabilidade e Compromisso com o Serviço;
- Orientação para a Segurança.