O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) é uma instituição de I&D orientada para responder às necessidades da sociedade e das empresas. Apostando numa investigação sustentável e para a sustentabilidade através da geração do conhecimento do território.
A par do que melhor se faz internacionalmente, garante ter nas suas áreas de competência uma resposta adequada às necessidades do setor empresarial. O Laboratório Nacional de Energia e Geologia faz Ciência em Energia e Geologia com vista à sua aplicação em soluções avançadas que permitam alavancar a Economia.
O LNEG, sob o Lema “Construir um futuro mais limpo e melhor”, tem como Missão contribuir de forma independente para o desenvolvimento económico e melhoria da qualidade de vida, colocando o conhecimento ao serviço da sociedade.
Tem como Visão ser uma instituição de referência capaz de contribuir com soluções de excelência para uma economia descarbonizada.
Oferta – OE202401/0110 | Investigador Júnior – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
Desenvolvimento de atividades de investigação no âmbito do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico intitulado R2U TECHNOLOGIES – MODULAR SYSTEMS – com a referência C644876810-00000019, projeto de investimento nº 48 do Sistema de Incentivos “Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation da União Europeia, para desempenhar atividades no âmbito da Work Package WP3 – Produtos.
Requisitos
Ao concurso podem ser opositores (as) candidatos (as) nacionais, estrangeiros (as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) em Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Engenharia Química, Química ou em áreas afins relevantes para o projeto e detentores (as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.
Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto e legislação conexa (designadamente o Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto) devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas antes até à data do ato de contratação.
A não apresentação pelo candidato, daquele reconhecimento, no prazo determinado para a assinatura do contrato determinará a passagem para o candidato ordenado em 2.º lugar e assim, sucessivamente.
São requisitos gerais de admissão a concurso os definidos no artigo 17.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual.
Fatores preferenciais
- (i) Experiência em métodos de caracterização avançada de materiais e revestimentos;
- (ii) Experiência em Eletroquímica Aplicada à área Corrosão e Proteção de Materiais;
- (iii) Experiência em investigação em corrosão atmosférica e em mecanismos de degradação de materiais;
- (iv) Artigos científicos publicados em revistas internacionais peer review nos domínios anteriormente indicados nos pontos (i), (ii) e (iii) ou nas áreas associadas às atividades a desenvolver.
Remuneração
- 2228,11 €