O LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, é a instituição de referência para a física experimental de partículas e as tecnologias associadas em Portugal. Foi criado em maio de 1986 com o objetivo de explorar as oportunidades únicas trazidas pela adesão de Portugal ao CERN, o laboratório europeu de física de partículas. O LIP elevou a física experimental de partículas em Portugal a um nível de referência internacional e continuará a liderar este desafio.
Os investigadores do LIP participam em experiências que procuram responder aos grandes desafios atuais da física de partículas. Estudam as propriedades do recém-descoberto bosão de Higgs e procuram novas partículas no LHC, onde recriam as condições que terão existido logo a seguir ao Big Bang. Investigam da natureza da matéria escura, dos neutrinos e dos raios cósmicos de energia extrema. Com este objetivo, participam também no desenvolvimento de novos instrumentos e metodologias que têm aplicações noutros domínios científicos.
O LIP tem como missão a investigação no campo da física experimental de partículas e da instrumentação associada, facilitando o acesso da comunidade científica portuguesa a instalações e colaborações científicas internacionais. No núcleo da sua missão estão ainda a computação avançada, a formação de pessoal científico e técnico, e a divulgação da ciência. No âmbito da transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade, exploram-se também novas oportunidades em áreas como a medicina e a sociedade da informação.
Oferta – Assistente Administrativo – Lisboa
O Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP) está à procura de um Assistente Administrativo para o seu Secretariado, na modalidade de contrato de trabalho a termo certo.
Perfil
- Habilitações académicas mínimas 12.º ano;
- Experiência profissional mínima de três anos em funções polivalentes de âmbito administrativo;
- Experiência de trabalho em ambiente internacional;
- Experiência em gestão de projetos nacionais e europeus na área da investigação (apoio à preparação e submissão de candidaturas a programas de financiamento de
investigação nacionais e internacionais – FCT e UE); - Conhecimento sobre o sistema de investigação científico nacional;
- Experiência no apoio de processos de recrutamento e seleção de recursos humanos (contratos de investigadores e bolseiros de investigação).
Condições preferenciais
- Excelente domínio de Inglês falado e escrito;
- Excelente capacidade de organização, grande atenção aos detalhes e aos prazos;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Capacidade de trabalhar em equipa e individualmente;
- Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
- Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Caracterização do posto de trabalho
- Secretariado e apoio administrativo no expediente corrente, na preparação de reuniões internas e externas, na gestão dos recursos humanos (contratos e bolsas) e na gestão de projetos;
- Remuneração: adequada à função e à experiência profissional (Tabela de vencimentos equiparada à função publica – Tabela Remuneratória única);
- Horário: 35 horas semanais no período das 9h00 às 18h00, de 2ª a 6ª feira.
Candidaturas
- Prazo de Candidatura: A receção das candidaturas decorrerá de 26 de março a 10 de abril de 2024.
- Documentos: Curriculum Vitae , carta de motivação e cartas de referência, descrevendo tanto quanto possível, as tarefas e responsabilidades exercidas.
- Júri: Professor Mário Pimenta (presidente do júri), Doutora Patrícia Gonçalves e Natália Antunes.
Os candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista a marcar oportunamente.
As candidaturas devem ser submetidas preferencialmente por correio eletrónico ou através de carta registada com aviso de receção, acompanhada dos documentos que a instruem, para natalia@lip.pt, ou para LIP, A/c: Natália Antunes, Av. Prof. Gama Pinto, nº 2 – 1649-003 Lisboa, dentro do prazo limite para a respetiva apresentação.