O LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, é a instituição de referência para a física experimental de partículas e as tecnologias associadas em Portugal.
Foi criado com o objetivo de explorar as oportunidades únicas trazidas pela adesão de Portugal ao CERN, o laboratório europeu de física de partículas.
O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas participa em diversas experiências do CERN, nomeadamente em ATLAS, desenvolvendo instrumentação de ponta para os diversos subsistemas dos grandes detectores de partículas.
Oferta – Técnico Electrónica Analógica e Digital – Lisboa
O LIP abre uma posição (Contrato a Termo Incerto) para o laboratório de instrumentação e electrónica rápida com vista a reforçar a capacidade instalada para responder aos desafios postos pelo contexto atual das experiências.
Nomeadamente, o candidato terá um papel importante na contribuição portuguesa para o desenvolvimento do sistema do futuro trigger da experiência ATLAS no CERN.
Perfil
- É fundamental possuir formação e experiência na área da Electrónica Analógica e Digital;
- Interpretação de esquemas electrónicos e desenho de circuitos básicos de electrónica;
- Experiência de soldadura em equipamentos electrónicos;
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador sendo factor preferencial experiência em programas CAD de desenho de circuitos e de simulação de electrónica;
- Desenho de circuitos impressos.
São também fundamentais conhecimentos de teste e medida e operação dos aparelhos utilizados na caracterização da performance dos sistemas, sendo factor preferencial o conhecimento de equipamento para electrónica rápida (>500 MHz).
É dada preferência a candidatos com o grau de licenciado ou mestre. O candidato deve ter um elevado sentido de responsabilidade, autonomia, elevada capacidade de aprendizagem; Capacidade de trabalho em equipa, facilidade de comunicação e inter-relacionamento.
O candidato será integrado numa equipa dinâmica e num ambiente de investigação internacional. O candidato deve ter a disponibilidade de flexibilidade de horários, trabalhando por objectivos, e a disponibilidade para deslocações ao estrangeiro, nomeadamente ao CERN e aos institutos parceiros. Deve também ter fluência no uso da língua inglesa.
Oferece-se a integração num laboratório de referência da área e o contacto com investigação de ponta. A remuneração será de acordo com as tabelas utilizadas na função pública e de acordo com as funções assumidas e habilitações literárias.
A vaga estará aberta por um mês ou até ao seu preenchimento.