O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, I. P., prossegue atribuições do Ministério do Mar, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.
A definição das orientações estratégicas e a fixação de objetivos para o IPMA, I. P., bem como o acompanhamento da sua execução, são articulados entre os membros do Governo responsáveis pelas áreas do mar e da ciência.
O IPMA, I. P., é o laboratório de Estado que tem por missão promover e coordenar a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a prestação de serviços no domínio do mar e da atmosfera, assegurando a implementação das estratégias e políticas nacionais nas suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, sendo investido nas funções de autoridade nacional nos domínios da meteorologia, meteorologia aeronáutica, do clima, da sismologia e do geomagnetismo.
Assume o IPMA as responsabilidades ao nível do território nacional nos domínios do mar e da atmosfera, concentra os seus esforços de investigação em projetos que revertam para aplicações diretas com utilização na atividade operacional, na procura de uma melhoria progressiva da informação disponibilizada aos seus utilizadores, quer a oferta revista um carácter comercial, quer de serviço público e em particular, neste caso, com a preocupação orientada para a salvaguarda de pessoas e bens.
Oferta – OE202411/0502 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Faro
Caracterização do Posto de Trabalho
- Realização contínua da observação meteorológica do aeroporto e da sua vizinhança, visual e instrumental para difusão externa e interna e posterior controlo da sua qualidade;
- Controlo contínuo de qualidade dos parâmetros meteorológicos fornecidos pelo sistema integrado de observação (SIO);
- Preparação de informação meteorológica para apoio aos voos em rota;
- Briefings e fornecimento de documentação de voo aos utilizadores aeronáuticos;
- Partilha de informação meteorológica com outros centros meteorológicos;
- Processamento de informação meteorológica para fins climatológicos;
- Aplicação de procedimentos e práticas de gestão da qualidade;
- Acompanhamento de situações meteorológicas através da análise de campos meteorológicos, interpretação de observações de superfície, aerológicas, informação radar e de satélites.
Habilitação Literária
- Licenciatura que inclua nos seus currículos conteúdos de matemática e de física ou Licenciatura complementada por experiência profissional, devidamente comprovada, igual ou superior a três anos na função de Observador Meteorológico.
Requisitos Preferenciais
- Conhecimentos de língua Inglesa;
- Disponibilidade para trabalhar por turnos;
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.