O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, I. P., prossegue atribuições do Ministério do Mar, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.
A definição das orientações estratégicas e a fixação de objetivos para o IPMA, I. P., bem como o acompanhamento da sua execução, são articulados entre os membros do Governo responsáveis pelas áreas do mar e da ciência.
O IPMA, I. P., é o laboratório de Estado que tem por missão promover e coordenar a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a prestação de serviços no domínio do mar e da atmosfera, assegurando a implementação das estratégias e políticas nacionais nas suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, sendo investido nas funções de autoridade nacional nos domínios da meteorologia, meteorologia aeronáutica, do clima, da sismologia e do geomagnetismo.
Assume o IPMA as responsabilidades ao nível do território nacional nos domínios do mar e da atmosfera, concentra os seus esforços de investigação em projetos que revertam para aplicações diretas com utilização na atividade operacional, na procura de uma melhoria progressiva da informação disponibilizada aos seus utilizadores, quer a oferta revista um carácter comercial, quer de serviço público e em particular, neste caso, com a preocupação orientada para a salvaguarda de pessoas e bens.
Oferta – OE202311/0725 | Técnico Superior (4 vagas) – Lisboa
Procedimento concursal comum para constituição relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, para preenchimento de quatro postos de trabalho na carreira /categoria de técnico superior para a Divisão de Previsão Meteorológica e Vigilância em Lisboa.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Manutenção e desenvolvimento operacional de produtos de previsão numérica;
- Atualização e manutenção de ciclos de modelos de previsão numérica;
- Exploração operacional de radares meteorológicos no continente e nas ilhas;
- Implementação de produtos com base em radares meteorológicos;
- Manutenção de arquivo de previsões;
- Desenvolvimentos de novos índices meteorológicos de fogos;
- Desenvolvimento de novos produtos para a meteorologia marítima;
- Interação e apoio às entidades de Proteção Civil;
- Participação em projetos nacionais e internacionais nas áreas da previsão numérica, radar, meteorologia para fogos e meteorologia marítima.
Requisitos
- Licenciatura na área das Ciências Geofísicas ou área de Engenharia com componente sólida de Matemática e Física, de preferência com mestrado integrado;
- Conhecimentos de língua Inglesa;
- Disponibilidade para trabalhar por turnos
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Podem candidatar-se ao procedimento concursal indivíduos com ou sem vínculo de emprego público previamente constituído.