O IPDJ, Instituto Português do Desporto e Juventude, tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.
O IPDJ intervém na definição, execução e avaliação da política pública do desporto, promovendo a generalização do desporto, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros. A preservação da ética no desporto é ainda um dos escopos essenciais do IPDJ.
De igual modo, o Instituto Português do Desporto e Juventude visa dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro.
O IPDJ, propõe-se, ainda, a revitalizar o turismo jovem, em particular no que respeita à rede de Pousadas da Juventude e ao Cartão Jovem, de modo a incrementar a mobilidade, com ganhos de eficiência e economia.
Oferta – OE202403/0309 | Técnico Superior (3 vagas) – Lisboa
Procedimento concursal comum para preenchimento de 3 (três) postos de trabalho do mapa de pessoal do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) na carreira e categoria de técnico superior.
Caracterização do Posto de Trabalho
Funções de natureza técnico-científica em matérias de ordem orçamental, financeira, e contabilística, designadamente:
- Assegurar o desenvolvimento das atividades de gestão orçamental, despesa e receita, nomeadamente coordenando os procedimentos relativos a alterações orçamentais, os procedimentos relativos aos reportes a efetuar no SIGO e nos serviços on-line da DGO, nomeadamente a requisição de fundos, Pagamentos em Atraso, Unidade de Tesouraria, entre outros;
- Assegurar a preparação de orçamento e acompanhamento da respetiva execução;
- Assegurar reportes mensais de natureza financeira e contabilística a que a Administração Pública está obrigada nos termos da legislação em vigor;
- Contabilizar as despesas e receitas na ótica da contabilidade patrimonial e orçamental;
- Elaboração e acompanhamento através da realização de relatórios trimestrais;
- Colaboração no pedido mensal de mapa de origem e aplicação de fundos (MOAF) e solicitação de transferência de fundos (STF);
- Execução de peças para a elaboração da conta de gerência do Instituto;
- Acompanhamento da receita e garantir as integrações entre os sistemas;
- Recuperação de dividas de clientes;
- Acompanhamento e gestão do imobilizado;
- Outras tarefas de índole técnica da Divisão de Recursos Financeiros.
Habilitação Literária
- Formação superior nas áreas de Economia, Finanças ou Contabilidade.
Âmbito do recrutamento
- Detentores de vínculo de emprego público por tempo indeterminado previamente constituído.