O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IPST, tem por missão garantir e regular, a nível nacional, a atividade da medicina transfusional e da transplantação e garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, de componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana.
A visão do Instituto Português do Sangue e da Transplantação é a de promover a dádiva enquanto gesto transversal a toda a atividade do IPST, IP com o objetivo de contribuir para a vida humana em tempo e qualidade garantindo, para isso, que as boas práticas e inovação acompanhem o estado da arte.
Os valores adotados pelo IPST resultam do assumir-se como uma instituição dedicada ao suporte da vida humana através das áreas do sangue e da transplantação.
Ofertas
OE202411/0289 | Técnico Superior de Saúde | Concurso Externo – Lisboa
Procedimento concursal externo de ingresso para preenchimento de um (1) posto de trabalho na da carreira de técnico superior de saúde, categoria de assistente, ramo de genética, na modalidade de vínculo jurídico de emprego público, por tempo indeterminado, para a Coordenação Nacional da Transplantação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP.
Caracterização do Posto de Trabalho
Desempenho das funções inerentes à carreira dos técnicos superiores de saúde (ramo de Genética), categoria de assistente, nos termos do nº. 1 do artº.19º. do Decreto-Lei nº. 414/91, de 22 de outubro, com a nova redação dada pelo Decreto-Lei nº. 501/99, de 19 de novembro, nomeadamente:
- Execução de técnicas laboratoriais de citogenética, bioquímica e genética molecular;
- Aperfeiçoamento de técnicas existentes e introdução de novas técnicas no domínio da genética humana;
- Orientação e formação do pessoal adstrito aos respetivos serviços;
- Estudo teórico e prático de métodos de análise laboratorial, sua validação e, se necessário, execução de técnicas altamente diferenciadas;
- Avaliação e interpretação de resultados e seu controlo de qualidade;
- Participação na seleção de reagentes e equipamentos;
- Integração em equipas de urgência conjuntamente com os outros profissionais de saúde do seu departamento ou serviço, quando este regime se pratique;
- Responsabilidade por setores ou unidades de serviço;
- Cooperação em protocolos de investigação;
- Participação em programas de investigação científica relacionados com a sua área profissional;
- Participação em júris de concursos e de avaliação.
Habilitação Literária
- Licenciaturas em Biologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Química e antigas licenciaturas em Farmácia, Ciências Farmacêuticas (opção B e ramo B e opção C e ramo C), Licenciatura em Genética, Biologia Vegetal Aplicada, Biologia Microbiana e Genética, Biologia Aplicada aos Recursos Animais, Química Aplicada, Química Tecnológica e Microbiologia.
Âmbito de Recrutamento: A este procedimento concursal podem ser opositores, trabalhadores com e sem vínculo de emprego público.
Mais informações e candidaturas [AQUI]
OE202411/0291 | Técnico Superior de Saúde | Concurso Externo – Lisboa
Procedimento concursal externo de ingresso para preenchimento de um (1) posto de trabalho na da carreira de técnico superior de saúde, categoria de assistente, ramo de laboratório, na modalidade de vínculo jurídico de emprego público, por tempo indeterminado, para a área funcional da transplantação do Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP.
Caracterização do Posto de Trabalho
Desempenho das funções inerentes à carreira dos técnicos superiores de saúde (ramo de Laboratório), categoria de assistente, nos termos do nº. 1 do artº.19º. do Decreto-Lei nº. 414/91, de 22 de outubro, com a nova redação dada pelo Decreto-Lei nº. 501/99, de 19 de novembro, nomeadamente:
- Assegurar o cumprimento dos procedimentos aprovados relativos à receção, análise, processamento, crioconservação, armazenamento e distribuição de tecidos humanos para aplicação terapêutica;
- Assegurar que todos os registos são efetuados de modo a garantir a rastreabilidade de todo o trabalho efetuado;
- Assegurar a implementação e aplicação das Boas Práticas Laboratoriais e Boas Práticas de Fabrico (GMP’s);
- Participar na elaboração dos planos de Controlo de Qualidade do Banco de Tecidos e do laboratório;
- Colaborar na gestão dos equipamentos e gestão metrológica;
- Colaborar na gestão do inventário de consumíveis, materiais e reagentes e participar na avaliação de fornecedores;
- Colaborar com o SGQ na resolução de ocorrências pela realização de ações corretivas e preventivas;
- Manter atualização relativamente aos desenvolvimentos tecnológicos e científicos associados ao Banco de Tecidos;
- Assegurar o cumprimento dos procedimentos aprovados relativos à receção, análise, processamento, crioconservação, armazenamento e distribuição de amostras biológicas para aplicação em investigações e diagnósticos;
- Garantir que todos os registos são efetuados de modo a garantir a rastreabilidade de todo o trabalho realizado;
- Realizar tipagem HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) e outros testes de imunogenética necessários, incluindo PCR-SSP, PCR-RSSOP e sequenciação;
- Realizar estudos laboratoriais de dadores e dos doentes candidatos a transplantação de órgãos, e na seleção do par dador-recetor em homotransplantação cadáver;
- Operar e manter o citómetro de fluxo e o cell sorter, assegurando o controlo de qualidade e validação dos equipamentos;
- Gerir o inventário de consumíveis, materiais e reagentes, e participar na avaliação de fornecedores;
- Manter-se atualizado relativamente aos desenvolvimentos tecnológicos e científicos associados à tipagem HLA e imunogenética, bem como à imunobiologia da transplantação.
Habilitação Literária
- Licenciaturas em Biologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Química, Química Aplicada, Química Tecnológica e antigas licenciaturas em Farmácia e Ciências Farmacêuticas (opção B e ramo B e opção C e ramo C), Licenciaturas em Genética, Biologia Vegetal Aplicada, Biologia Microbiana e Genética, Biologia Aplicada aos Recursos Animais e Microbiologia.
Âmbito de Recrutamento: A este procedimento concursal podem ser opositores, trabalhadores com e sem vínculo de emprego público.