O Instituto Português de Acreditação, I.P. (IPAC) é o organismo nacional de acreditação requerido pelo Regulamento (CE) n.º 765/2008, conforme detalhado na secção Acreditação.
Os serviços de acreditação prestados pelo IPAC estão descritos no Regulamento Geral de Acreditação (DRC001) e Procedimentos conexos, bem como as regras, critérios e metodologias aplicáveis – estes documentos estão disponíveis na secção Documentos, onde se encontram igualmente os formulários e restante documentação necessária para apresentar uma candidatura à acreditação.
O IPAC é membro da infra-estrutura europeia de acreditação, a European cooperation for Accreditation (EA), bem como das estruturas mundiais de acreditação, a International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e o International Accreditation Forum (IAF), conforme se indica na secção Reconhecimento Internacional.
Para o desenvolvimento das suas atividades de acreditação o Instituto Português de Acreditação possui diversas comissões técnicas em que interatua com as partes interessadas e recorre a uma bolsa de avaliadores e peritos externos. Possui ainda um Conselho Consultivo representativa das várias partes interessadas na atividade de acreditação e que supervisiona a imparcialidade da sua atuação, bem como providencia orientação estratégica.\
Oferta – OE202412/0874 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para preenchimento de um (1) posto de trabalho na carreira de técnico superior, categoria de técnico superior, na modalidade de vínculo jurídico de CTFP, por tempo indeterminado, para a Unidade de Acreditação de Laboratórios do Instituto Português de Acreditação, I.P.
Caracterização do Posto de Trabalho
O posto de trabalho a ocupar caracteriza-se pelo exercício de funções na carreira/categoria de técnico superior, para a Gestão de Processos de Acreditação, da Unidade de Acreditação de Laboratórios, nomeadamente:
- Programar e ou realizar as avaliações (auditorias);
- Contactar com clientes sobre os respetivos processos de acreditação;
- Contactar com avaliadores e peritos externos;
- Analisar os relatórios de avaliação recebidos e as respostas dos clientes;
- Preparar propostas de acreditação para decisão;
- Emitir Certificados de Acreditação e Anexos Técnicos;
- Participar no trabalho das Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho, no desenvolvimento de esquemas de acreditação, e em ações de divulgação e promoção da acreditação;
- Representar o IPAC em reuniões nacionais e internacionais.
Habilitação Literária
- Licenciatura em Química, de preferência com Mestrado em Química Analítica e Controlo de Qualidade.
Requisitos preferenciais
- Experiência superior a 1 ano em Gestão de Processos de Acreditação, na aceção do Regulamento (CE) 765/2008 de 9 de julho, segundo a norma ISO/IEC 17025;
- Aptidões de informática na ótica do utilizador;
- Fluência em Inglês.