O Instituto Nacional de Estatística, IP (INE) tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.
A sua missão é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.
As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.
O INE delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.
Oferta – Procedimento Concursal para Recrutamento de 5 TSEE no âmbito dos Censos 2021 – Lisboa (2 vagas), Porto (2 vagas) e Coimbra (1 vaga)
Perfil
- Licenciatura (ou superior) adequada à área de atividade, nomeadamente nos ramos da Geografia, Planeamento e Ordenamento do Território, Ambiente, Informática ou áreas afins, Informação Geoespacial ou Gestão de Informação.
- Sólida formação académica nas áreas compatíveis com a função;
- Bons conhecimentos da língua inglesa (falada e escrita);
- Disponibilidade para deslocações na área de intervenção da Sede ou respetiva Delegação;
- Disponibilidade para a participação em ações de formação indispensáveis à execução das tarefas atribuídas;
- Conhecimentos avançados de TIG, nomeadamente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Deteção Remota (DR);
- Conhecimentos de soluções de ArcGIS, SIG Open Source e sistemas abertos;
- Conhecimentos de microinformática, nomeadamente de software de produtividade (Office 365).
- Capacidade para se expressar com clareza e precisão, adaptar a linguagem aos diversos tipos de interlocutores, ser assertivo na exposição e defesa das suas ideias e demonstrar respeito e consideração pelas ideias dos outros;
- Capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada e gerar sinergias através de participação ativa;
- Capacidade para interagir adequadamente com pessoas com diferentes características e em contextos sociais e profissionais distintos, tendo uma atitude facilitadora do relacionamento e gerindo as dificuldades e eventuais conflitos de forma ajustada;
- Capacidade para conceber novas soluções para os problemas e solicitações profissionais e desenvolver novos processos, com valor significativo para o serviço;
- Capacidade para identificar, interpretar e avaliar diferentes tipos de dados e relacioná-los de forma lógica e com sentido crítico.