O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP (IGFSS), sob tutela do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, com autonomia administrativa e financeira, personalidade jurídica e património próprio.
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social tem por missão a gestão financeira unificada dos recursos económicos consignados no Orçamento da Segurança Social. Com um posicionamento estratégico, de caráter transversal no sistema de Segurança Social, o IGFSS presta serviços em áreas de negócio distintas, (i) orçamento e conta da Segurança Social, (ii) gestão da dívida, (iii) património imobiliário e (iv) gestão financeira, sendo cada uma destas áreas responsável por:
- Recuperar a dívida à Segurança Social através da cobrança coerciva, gerindo os respetivos processos de execução de dívidas, bem como mediante outros instrumentos extraordinários de regularização, contribuindo, ainda, para a viabilização das empresas em situação económica difícil;
- Gerir os imóveis que integram o património imobiliário da Segurança Social;
- Elaborar e acompanhar a execução do Orçamento da Segurança Social e produzir a Conta da Segurança Social, que integram o Orçamento de Estado e a Conta Geral do Estado;
- Desempenhar as funções de tesouraria única do sistema de Segurança Social, na vertente de recebimento e pagamento direto a beneficiários, bem como de abastecimento financeiro diário às suas instituições e serviços, garantindo em simultâneo a rendibilização de fundos;
- Verificar, acompanhar, avaliar e informar, nos domínios orçamental, económico e patrimonial, as atividades dos organismos que integram o sistema de Segurança Social.
Para melhor concretizar a sua missão, o instituto adota mecanismos de gestão reconhecidos como boas práticas, cujos resultados são orientados sobretudo para a satisfação das necessidades dos clientes, indo ao encontro da visão de “ser uma referência na excelência e sustentabilidade do serviço público”.
Oferta – Assistente Operacional – Lisboa
Procedimento concursal para o preenchimento de um (1) posto de trabalho da carreira e categoria de assistente operacional, previsto e não ocupado no mapa de pessoal do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I. P., (IGFSS, I. P.), na modalidade de vínculo de emprego público por tempo indeterminado.
Nível Habilitacional
Escolaridade obrigatória, de acordo com o estabelecido no Despacho n.º 12643/99, de 02/07, DR, 2.ª série, (ou a escolaridade exigida aquando do ingresso na carreira de assistente operacional).
Caracterização do posto de trabalho
Desempenho de funções na Direção de Administração e Infraestruturas, integrada no Departamento de Gestão e Administração:
- Conduzir veículos oficiais ligeiros, assegurando o bom estado de funcionamento, conservação e limpeza das viaturas;
- Proceder ao abastecimento de combustível das viaturas, de acordo com as orientações e regras definidas;
- Garantir, em segurança, as deslocações em serviço solicitadas pelas unidades orgânicas;
- Executar tarefas de apoio necessárias ao regular funcionamento dos serviços, nomeadamente garantir a entrega atempada de documentação urgente solicitada pelas várias unidades orgânicas.