O Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social, IGFCSS, tem como missão a gestão de fundos em regime de capitalização, designadamente no que se refere ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social e ao Fundo dos Certificados de Reforma, cujas carteiras de ativos ascendem a mais de 26 mil milhões de euros.
A atividade do IGFCSS desenvolve-se de forma dinâmica nos mercados financeiros nacionais e internacionais, mediante a transação dos ativos que integram os fundos sob sua gestão.
O Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social, IGFCSS, IP, criado pelo Decreto-Lei 449-A/99 de 4 de novembro, tendo alterado a sua lei orgânica pelo Decreto-Lei n.º 216/2007 de 29 maio e mais recentemente pelo Decreto-Lei n.º 203/2012, é uma pessoa coletiva de direito público, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com a natureza de instituto público, incluído nos organismos de administração indireta sob superintendência e tutela do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Em março de 2010 o FEFSS foi premiado com um CERTIFICADO DE MÉRITO pelo projeto “Dynamic Strategic Asset Allocation”, atribuído pela ISSA – International Social Security Association.
Desde então, o IGFCSS, IP renova/transita a certificação da atividade de Gestão de Ativos em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2008.
Sob esta orientação o Conselho Diretivo tem como intuito desenvolver no Instituto uma cultura de excelência, promover o nome do Instituto como entidade pública especializada na gestão de ativos de Fundos do Estado, competente, competitiva e eficiente e merecedora de confiança nos seus processos.
Oferta – Técnicos Superiores | Mobilidade Interna – Porto
Com o objetivo de reforçar a sua capacidade de atuação o IGFCSS pretende recrutar, através de mobilidade interna, seis técnicos superiores com vínculo de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para os seguintes postos de trabalho:
Departamento de Investimento
- 1 posto de trabalho na área de gestão da carteira de títulos de dívida (Licenciatura em Economia, Gestão ou Finanças);
- 1 posto de trabalho na área de gestão da carteira de ações e gestão da exposição cambial (Licenciatura em Economia, Gestão ou Finanças).
Departamento de Estudos, Planeamento e Controlo
- 3 postos de trabalho na área de estudos macroeconómicos (Licenciatura em Economia, Gestão, Finanças ou Métodos Quantitativos);
- 1 posto de trabalho na área de operações (Licenciatura em Economia, Gestão ou Finanças).
Procuram-se trabalhadores motivados para trabalhar no setor financeiro, onde os desafios são constantes, e empenhados em prosseguir as políticas públicas de segurança social delineadas para esta área.