O Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS), é um instituto público de regime especial, nos termos da lei, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
O Instituto da Segurança Social prossegue atribuições do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), sob superintendência e tutela do respetivo ministro.
Foi criado em janeiro de 2001 com o objetivo de instituir um novo modelo de organização administrativa, aumentar a capacidade de gestão estratégica e implementar a coordenação nacional.
Com organismo central, tem jurisdição sobre todo o território nacional, sem prejuízo das atribuições e competências das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
O ISS tem sede em Lisboa e para o desenvolvimento da sua atividade conta com os Serviços Centrais, o Centro Nacional de Pensões, os dezoito Centros Distritais e uma rede de Serviços de Atendimento.
Tem como missão garantir a proteção e a inclusão social das pessoas, reconhecendo os seus direitos, assegurando o cumprimento das obrigações contributivas e promovendo a solidariedade.
Oferta – OE202504/0442 | Assistente Operacional | Procedimento Concursal para Constituição de Reserva de Orgão/Serviço – Lisboa
Procedimento concursal com vista à constituição de reservas de recrutamento na carreira e categoria de assistente operacional do mapa de pessoal do Instituto da Segurança Social. Referência DRH/AO/1/2025.
Caracterização do Posto de Trabalho
Referência A – Auxiliar de Ação Direta
- Acompanhar diretamente os Utentes nas atividades educativas e ou lúdicas, proporcionando-lhes ambiente adequado e controlar essas atividades;
- Assistir os Utentes nos transportes, nos espaços de Lazer e Ateliers de trabalho, nos passeios e visitas de estudo;
- Providenciar pela arrumação, distribuição, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático;
- Zelar pela conservação e higiene ambiental os espaços e das instalações;
- Providenciar pela manutenção das condições de higiene e salubridade dos espaços utilizados
- Outras atividades relevantes e conducentes com a carreira de Assistente operacional, no âmbito de atuação dos Estabelecimentos Integrados do Centro Distrital do Porto.
Referência B – Motorista
- Conduzir viaturas ligeiras afetas ao Centro Distrital do Porto, segundo percursos preestabelecidos tendo em atenção a segurança da viatura e as normas de trânsito;
- Regular a velocidade do veículo procedendo às manobras necessárias e atendendo ao estado da via e do automóvel, à circulação de outros veículos e peões, às regras e sinais de trânsito;
- Assegurar a segurança e comodidade dos passageiros transportados;
- Colaborar na carga e descarga das bagagens que transporta e auxiliar os passageiros na entrada ou saída do veículo, quando necessário;
- Providenciar pelo bom estado de funcionamento do automóvel, procedendo à sua limpeza e zelando pela sua manutenção, lubrificação e reparação;
- Tomar as providências necessárias com vista à reparação do veículo, em caso de avaria ou acidente;
- Preencher o boletim diário da viatura, mencionando o tipo de serviços efetuados, quilómetros efetuados e combustível introduzido.
Requisitos específicos
- É exigida a titularidade da escolaridade obrigatória (aferida consoante a data de nascimento do candidato que se opuser ao procedimento) ainda que acrescida de formação profissional adequada, conforme expresso na alínea a) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP.
Local de trabalho: Centros de Reabilitação do Centro Distrital do Porto para a assistente operacional da área funcional de auxiliar de ação direta e serviços do Centro Distrital do Porto para assistente operacional da área funcional de motorista.