O Instituto Camões, Camões I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio.
O Instituto Camões pretende ser um organismo de referência na coordenação e articulação da política externa do governo nas áreas da cooperação internacional, promoção da língua e cultura portuguesas enquanto domínios crescentemente entendidos pelos Estados como instrumentos de projeção da sua influência e defesa dos seus interesses.
No plano organizacional, o principal objetivo passa pela modernização dos serviços assente numa gestão por objetivos e resultados e a partir de uma cultura colaborativa e de partilha de valores.
O Camões, I.P. dispõe de um Código de Ética assente nos princípios da igualdade, imparcialidade, isenção, transparência, integridade e criteriosa afetação dos recursos públicos.
Conscientes da relevância da adoção de políticas públicas que visem a diminuição dos impactos, o Camões, I.P. procura dar resposta às necessidades presentes de desenvolvimento económico através da implementação de um conjunto de medidas e adoção de práticas eco responsáveis.
Oferta – OE202501/0037 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para constituição de vínculo de emprego público na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para preenchimento de 1 (um) posto de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, para o exercício de funções na Divisão de Programação, Formação e Certificação, do mapa de pessoal do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Analisar e propor a tomada de decisão sobre programas, projetos e ações de apoio ao estudo da língua portuguesa;
- Analisar, avaliar e propor programas, projetos e ações promotores da língua portuguesa como fator de desenvolvimento, em países parceiros da cooperação portuguesa;
- Promover o ensino do português como língua segunda e estrangeira nos curricula e sistemas de ensino, designadamente em países com comunidades de língua portuguesa;
- Promover a formação de professores e formadores;
- Promover a certificação de ações de formação por entidades acreditadas.
Habilitação Literária
- Licenciatura, preferencialmente nas áreas de Estudos Portugueses, Línguas Modernas ou similar.
Outros Requisitos
- Ser detentor de emprego público, constituído por tempo indeterminado.