O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., abreviadamente designado por Infarmed , I. P., é um instituto público integrado na administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio.
Tem por missão regular e supervisionar os sectores dos medicamentos, dispositivos médicos e produtos cosméticos e de higiene corporal, segundo os mais elevados padrões de protecção da saúde pública, e garantir o acesso dos profissionais da saúde e dos cidadãos a medicamentos, dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal, de qualidade, eficazes e seguros.
O firme compromisso para com a sua missão orienta a ação do Infarmed no cumprimento das suas atribuições, procurando responder às necessidades, requisitos, e expetativas do cidadão, sistema de saúde e parceiros, em tempo e no estrito respeito pelos requisitos legais aplicáveis ao setor. A ação do Infarmed é ainda orientada para a necessidade de antecipar desafios e necessidades futuras do setor, inovando, melhorando a capacidade de resposta e ajustamento.
O Infarmed reconhece que uma maior participação das diversas partes interessadas, em particular, o cidadão, as pessoas portadoras de doença e os profissionais de saúde, garante um maior impacto positivo na regulação, reconhecendo que, quando a sua perspetiva e preocupações são incorporadas nos processos, contribuem para decisões mais amplas e informadas e oferecem melhor resposta às necessidades.
O Infarmed presta e recebe colaboração dos serviços e organismos da administração direta e indireta ou autónoma do Estado, no âmbito das suas atribuições.
Oferta – OE202410/0905 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para o preenchimento de 1 posto de trabalho, para a carreira/categoria de técnico superior, para a área de Técnico Laboratorial (DCQ), previsto e não ocupado no mapa de pessoal do INFARMED, I.P., com vista à constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
Caracterização do Posto de Trabalho
Técnico Laboratorial
- Assegurar o controlo analítico de medicamentos e produtos de saúde;
- Colaborar na realização de estudos inter-laboratoriais;
- Participar na análise de medicamentos centralizados (CAP – Centrally Authorized Products Testing), assegurando a elaboração do relatório para a European Directorate for the Quality of Medicines (EDQM);
- Colaborar no desenvolvimento de monografias no âmbito da Farmacopeia Europeia;
- Elaborar toda a documentação de suporte às atividades desenvolvidas designadamente, métodos analíticos, instruções técnicas, procedimentos de equipamento e outros documentos relevantes para o sistema de gestão da qualidade;
- Colaborar na definição das ações de validação/verificação de métodos analíticos e no controlo da qualidade dos ensaios;
- Assegurar a verificação, qualificação e manutenção dos equipamentos sob sua responsabilidade;
- Participar nos processos de aquisição de produtos, equipamentos ou serviços da Direção;
- Assegurar a atualização da informação nas bases de dados relevantes para a correta gestão do laboratório.
Habilitação Literária
- Licenciatura pré-Bolonha ou Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (código 727 da Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação).
Âmbito do recrutamento: Podem candidatar-se ao presente procedimento concursal quaisquer trabalhadores(as), com e sem vínculo de emprego público previamente constituído, que reúnam os requisitos exigidos para a carreira técnica superior.