O INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência – 112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.
Tem como missão garantir a prestação de cuidados de emergência médica e tem a visão de ser uma organização inovadora, sustentável, motivadora e de referência na prestação de cuidados de emergência médica.
O INEM assumiu o processo de Acreditação em Qualidade, segundo o modelo oficial de acreditação do Ministério da Saúde, com o Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde. Este processo envolve os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios de emergência médica operados diretamente pelo Instituto (Ambulâncias, Motas e Helicópteros).
Oferta – Serviços Centrais e Delegações Regionais – Carreira Especial Médica – 19 postos de trabalho na categoria de Assistente – INEM
Caracterização do Posto de Trabalho
Aos postos de trabalho a ocupar corresponde o desempenho no âmbito das competências do Departa-mento de Emergência Médica e das Delegações Regionais do Norte, Centro e Sul do INEM, conforme esta-belecido nos arts. 4º e 17º dos Estatutos do INEM, aprovados em anexo à Portaria nº 158/2012, de 22 de maio e ainda as constantes da Deliberação nº 853/2012, publicada no Diário da República, 2ª série de 19 de junho, nomeadamente, as seguintes:
- Coordenar o Sistema Integrado de Emergência Médica, nas vertentes normativa e técnica, e pro-ceder à avaliação periódica do seu funcionamento;
- Promover a articulação entre o Serviço de Emergência Médica Pré -Hospitalar e os serviços de ur-gência/emergência;
- Desenvolver e implementar técnicas de emergência médica, incluindo a realização de estudos e análises no sentido de garantir o seu constante aperfeiçoamento e difusão dentro do SIEM, de acordo com o estado da arte em cada momento;
- Promover a investigação científica e tecnológica no âmbito da emergência médica;
- Desempenho nos meios de emergência médica, incluindo nas várias componentes de emergência médica: Centros de Orientação de Doentes Urgentes, Rede de Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Centro de Informações Anti-Venenos, Serviço de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico, Serviço de Helicópteros de Emergência Médica.
Habilitação Literária
- Formação em Medicina.
Outros Requisitos
Aos postos de trabalho cuja ocupação se pretende com este procedimento, correspondem, preferencialmente, os conteúdos funcionais das áreas de Medicina Geral e Familiar, Saúde Pública, Medicina Interna, Medicina Intensiva e Medicina do Trabalho.