O INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência – 112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.
Tem como missão garantir a prestação de cuidados de emergência médica e tem a visão de ser uma organização inovadora, sustentável, motivadora e de referência na prestação de cuidados de emergência médica.
O INEM assumiu o processo de Acreditação em Qualidade, segundo o modelo oficial de acreditação do Ministério da Saúde, com o Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde. Este processo envolve os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios de emergência médica operados diretamente pelo Instituto (Ambulâncias, Motas e Helicópteros).
Oferta – Técnico Superior | Gabinete de Gestão de Instalações e Equipamentos – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
As funções a desempenhar correspondem ao grau 3 de complexidade funcional, cuja caraterização se encontra prevista no Anexo a que se refere o n.º 2, do art.º 88.º da LTFP, bem como, nas áreas de competências inerentes ao Gabinete de Gestão de Instalações e Equipamentos, constantes no art.º 17.º dos Estatutos do Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. aprovados pela Portaria n.º 139/2024/1.
Das funções a desempenhar, salientam-se as seguintes que competem ao técnico superior no posto de trabalho a que se refere este procedimento:
- Colaborar na adequação das instalações afetas à operacionalidade dos meios emergência médica do INEM, I.P.;
- Elaborar requisitos técnicos para os cadernos de encargos para a adjudicação de fornecimento de bens e serviços, no âmbito das instalações e equipamentos não clínicos;
- Acompanhar contratos de fornecimento de bens e serviços;
- Colaborar na gestão do património móvel e imóvel pertencente ao INEM, I.P.
Habilitação Literária
- Licenciatura em Engenharia Civil, Eletrónica, Mecânica, ou Arquitetura.
Outros Requisitos
- Ser detentor de habilitação para condução de veículos (tipo B);
- Disponibilidade para efetuar deslocações em todo o território continental.
Observações: Ao recrutamento podem ser opositores trabalhadores com e sem vínculo de emprego público previamente constituído, que reúnam os requisitos gerais e especiais exigidos para a integração na carreira técnica superior.