O INE – Instituto Nacional de Estatística, tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.
A missão do INE é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.
As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.
O Instituto Nacional de Estatística delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.
Oferta – Diretor do Serviço de Estatísticas do Mercado de Trabalho – Lisboa
Nos termos do disposto no n.º 1 artigo 20.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, com a ultima redação dada pela Lei nº 128/2015, de 30 de setembro, e por deliberação do Conselho Diretivo de 28 de julho de 2022, torna-se público que se encontra aberto procedimento concursal para preenchimento do cargo de Diretor do Serviço de Estatísticas do Mercado de Trabalho, do Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE), cargo de direção intermédia de 2º grau, aberto a candidatos detentores de vínculo de emprego público por tempo indeterminado.
Ao procedimento concursal só podem concorrer candidatos com vínculo de emprego público que reúnam as condições expressas no presente anúncio.
Habilitação Literária
- Formação superior em Economia, Sociologia, Estatística, Matemática, Matemática Aplicada à Economia e Gestão ou outra área relacionada com o cargo.
Funções
Para além das competências inerentes ao cargo, constantes do n.º 2 do art. 8º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, competem ao Diretor do Serviço de Estatísticas do Mercado de Trabalho, designadamente:
- Coordenar e promover o desenvolvimento do sistema de indicadores de caracterização do mercado de trabalho;
- Coordenar e promover o desenvolvimento de estatísticas dos salários e outros custos do trabalho, bem como das condições e relações de trabalho;
- Coordenar e promover o desenvolvimento das estatísticas da educação, formação e aprendizagem;
- Coordenar e promover o desenvolvimento das estatísticas segundo o género;
- Acompanhar as estatísticas da justiça.
Requisitos específicos
- Experiência profissional e académica relevante nas áreas de intervenção referidas;
- Conhecimento de software especializado em análise estatística e econométrica;
- Capacidade de expressão e fluência verbal e escrita em português e em inglês;
- Conhecimentos dos Sistemas Estatísticos Nacional e Europeu.
Competências
- Capacidade de liderança e de orientação para resultados;
- Capacidade de planeamento e de organização;
- Elevado nível de competências relacionais e capacidade para influenciar e motivar os colaboradores para os objetivos do serviço, estimulando a sua iniciativa e sentido de responsabilidade.
Remuneração
- 2 392,11€ (14 meses) + Suplemento remuneratório: 956,84€ (12 meses).