O INE – Instituto Nacional de Estatística, tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.
A missão do INE é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.
As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.
O Instituto Nacional de Estatística delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.
O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.
Oferta – Técnico Superior | Núcleo das Estatísticas do Ambiente – Lisboa, Porto, Coimbra, Évora ou Faro
Caracterização do posto de trabalho
Exercício de funções de elevado grau de qualificação, responsabilidade, autonomia e especialização, com possibilidade de teletrabalho em regime híbrido, no Núcleo das Estatísticas do Ambiente, designadamente na produção e desenvolvimento de indicadores estatísticos na área das estatísticas do Ambiente e nas contas económicas europeias do ambiente, abrangendo entre outras as seguintes tarefas:
- Recolha, análise, tratamento e integração de informação no âmbito dos ecossistemas necessária à compilação das Contas dos Ecossistemas em linha com os princípios das Contas Nacionais;
- Compilação, tratamento a análise de informação de natureza administrativa e identificação de novas fontes de dados úteis na produção de estatísticas do Ambiente, nomeadamente nos setores da água, resíduos, ar e clima;
- Monitorizar os resultados das políticas da UE em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade;
- Participar nos processos de apropriação de dados administrativos para fins estatísticos;
- Produção de resultados para difusão, de forma acessível e inovadora;
- Participação nos processos de atualização e desenvolvimento metodológico das operações estatísticas;
- Articulação com outras entidades, nomeadamente o Eurostat, no âmbito da avaliação de qualidade e implementação de métodos inovadores na produção estatística sobre o ambiente.
Habilitação Literária
- Licenciatura ou superior em Ambiente, Economia, Geografia e outras Ciências Naturais e Estatística.
Outros Requisitos
- Experiência na utilização de software de exploração de bases de dados, e, preferencialmente, de análise estatística;
- Conhecimentos sólidos da língua inglesa (escrita e falada);
- Conhecimentos do setor ambiental, preferencialmente;
- Frequência, com aproveitamento, em ações de formação profissional na área ambiental, preferencialmente;
- Conhecimentos sobre o Sistema Estatístico Nacional, preferencialmente;
- Experiência profissional no domínio da produção estatística, preferencialmente;
- Disponibilidade para a participação em ações de formação indispensáveis à execução das tarefas atribuídas;
- Disponibilidade para realização de ações de representação técnica, a nível nacional e internacional.