O INE – Instituto Nacional de Estatística, tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.
A missão do INE é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.
As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.
O Instituto Nacional de Estatística delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.
O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.
Oferta – Técnico Superior (4 vagas) – Lisboa, Porto, Coimbra, Évora ou Faro
O posto de trabalho caracteriza-se pelo exercício de funções da categoria de TSEE, designadamente participar nas atividades na área da Recolha, Análise e Integração de Dados, no domínio das competências do Departamento de Recolha e Gestão de Dados.
Tarefas
- Participação na conceção e implementação de processos de compilação e recolha de informação dos inquéritos dirigidos a famílias, empresas e outras entidades;
- Participação na estruturação e especificação de requisitos para a integração de dados nas áreas temáticas e ferramentas de apoio à produção estatística;
- Análise, tratamento e avaliação da consistência das bases de dados;
- Criação de algoritmos e rotinas para a validação e estruturação de dados;
- Elaboração de relatórios e avaliação de resultados;
- Participação no desenvolvimento metodológico, científico e tecnológico de medidas de modernização e eficiência do processo de produção estatística, bem como na intensificação da integração de informação administrativa;
- Contacto e gestão dos respondentes aos Inquéritos do INE.
Requisitos
- Os/As candidatos/as deverão ser detentores/as de licenciatura, ou superior, em Economia, Ciências empresariais, Gestão e administração, Enquadramento na organização/empresas, Ciências empresariais, Matemática e Estatística, Matemática, Estatística, Informática, Ciências Informáticas, Eletrónica e automação ou Engenharia e técnicas afins.
As funções poderão vir a ser desempenhadas nas instalações da Sede do INE em Lisboa, ou numa das suas Delegações (Porto, Coimbra, Évora ou Faro), de acordo com as necessidades da Unidade Orgânica e o interesse do/a candidato/a.
Candidaturas até 17 de janeiro.