O INE – Instituto Nacional de Estatística, tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.
A missão do INE é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.
As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.
O Instituto Nacional de Estatística delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.
O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.
Oferta – Técnicas/os Superiores Especialistas em Estatística (2 vagas) – Lisboa, Porto, Coimbra, Évora ou Faro
Exercício de funções de elevado grau de qualificação, responsabilidade, autonomia e especialização, com possibilidade de teletrabalho em regime híbrido, após período de integração, no Departamento de Contas Nacionais.
O Departamento de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística é responsável pela produção de um vasto conjunto de informação relevante para a análise da evolução da situação económica do País, caracterizando-se pela grande exigência em termos de conhecimentos técnico-científicos na área de Economia, profissionalismo, sentido ético e responsabilidade.
O candidato selecionado exercerá a sua atividade no Serviço de Indicadores de Curto Prazo, integrado no Departamento de Contas Nacionais, que tem como principais atividades a compilação de indicadores quantitativos industrial e os índices de volume de negócios para diferentes ramos de atividades (comércio, indústria e serviços).
Funções
- Estudo, conceção, investigação e desenvolvimento de metodologias adequadas à produção e difusão de estatísticas oficiais;
- Planeamento, controlo de qualidade e execução técnica das operações estatísticas;
- Análise dos resultados das operações estatísticas e elaboração de estudos sobre temas relevantes para a sociedade na área económica, incluindo a vertente regional;
- Participação nos processos de apropriação de dados administrativos, bem como na subsequente compilação, integração, tratamento e análise para a produção de estatísticas oficias;
- Elaboração de pareceres e estudos de elevado grau de responsabilidade, autonomia e especialização inerentes à prossecução das atribuições do INE, I.P.;
- Articulação com outras entidades, nomeadamente no âmbito do sistema estatístico nacional e europeu, com vista à avaliação de qualidade e implementação de métodos inovadores na produção de informação estatística oficial.
Requisitos
Obrigatórios
- Ser detentor de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado.
Habilitacionais
- Licenciatura (ou superior) em Economia, Estatística, Matemática e Matemática Aplicada à Economia e à Gestão.
Específicos
- Sólida formação académica nas áreas compatíveis com a função;
- Grau académico superior à licenciatura, preferencialmente;
- Bons conhecimentos da língua inglesa (escrita e falada);
- Conhecimentos no domínio do estudo da economia portuguesa;
- Experiência na utilização de software de análise estatística, nomeadamente R;
- Experiência profissional no domínio da produção estatística, preferencialmente.
Competências
- Análise de informação e sentido crítico;
- Motivação para o desempenho de tarefas de elevada responsabilidade, com sentido de missão e espírito de iniciativa;
- Bom relacionamento interpessoal e capacidade de trabalho em equipa;
- Orientação para resultados;
- Capacidade de planeamento e organização;
- Comunicação e adaptação a contextos diferenciados.
Local de trabalho
- Instituto Nacional de Estatística IP em Lisboa ou nas Delegações do Porto, Coimbra, Évora ou Faro (consoante o interesse/preferência do candidato expressamente manifestado no processo de candidatura e tendo em consideração as necessidades específicas nos diferentes domínios de atividade).