O IMT, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, é um instituto público integrado na administração indireta do Estado.
O IMT está dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio que prossegue atribuições dos Ministérios da Administração Interna, do Planeamento e das Infraestruturas, do Ambiente, e do Mar, sob superintendência e tutela do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.
Tem por missão o exercício das funções de regulamentação técnica, de licenciamento, coordenação, fiscalização e planeamento no setor dos transportes terrestres, fluviais e respetivas infraestruturas e na vertente económica do setor dos portos comerciais e transportes marítimos.
Tem também como missão a gestão de contratos de concessão em que o Estado seja concedente, nos referidos setores ou em outros setores, nomeadamente relativos a transporte aéreo e infraestruturas aeroportuárias, de modo a satisfazer as necessidades de mobilidade de pessoas e bens.
Oferta – OE202203/0422 – Técnico Superior (4 vagas) – Lisboa
Funções
- Acompanhar e participar em projetos do setor dos transportes marítimos e portos e do setor da logística;
- Elaborar estudos, informações e relatórios no quadro das atividades correntes e no quadro da cooperação setorial;
- Elaborar pareceres técnicos de apoio à decisão;
- Recolher, validar e tratar dados de modo a assegurar a produção de dados estatísticos e relatórios estatísticos periódicos;
- Representar o IMT, IP em reuniões, fóruns e grupos de trabalho a nível nacional, comunitário e internacional;
- Acompanhar os trabalhos de Comités ou Subcomités na Organização Marítima Internacional, atentas as competências do IMT, I.P. nos transportes marítimos e portos;
- Acompanhar e realizar propostas no âmbito dos transportes marítimos e portos, no contexto da União Europeia, bem como acompanhar projetos de âmbito comunitário;
- Participar na elaboração de legislação referente ao setor dos transportes marítimos e portos;
- A descrição do conteúdo funcional do posto de trabalho, não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções afins ou funcionalmente ligadas, para as quais detenha qualificação profissional adequada e que não impliquem desvalorização profissional.
Perfil de competências
- Será valorizado a experiência na área marítimo-portuária e o conhecimento de legislação aplicável à área, de interpretação de projetos legislativos e de licenciamento de atividades económicas;
- Ao nível das competências comportamentais será valorizado o sentido crítico e a capacidade de análise de informação, para além da comunicação, orientação para resultados e para o serviço público, a capacidade de adaptação e melhoria contínua, o trabalho de equipa e cooperação e a capacidade de representação institucional.
Habilitações
- Formação superior em Direito, Engenharia, Economia, Gestão de Transportes, Logística, Gestão Portuária.