O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado.
O IMT está dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio que prossegue atribuições dos Ministérios da Administração Interna, do Planeamento e das Infraestruturas, do Ambiente, e do Mar, sob superintendência e tutela do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.
Tem por missão o exercício das funções de regulamentação técnica, de licenciamento, coordenação, fiscalização e planeamento no setor dos transportes terrestres, fluviais e respetivas infraestruturas e na vertente económica do setor dos portos comerciais e transportes marítimos.
Tem também como missão a gestão de contratos de concessão em que o Estado seja concedente, nos referidos setores ou em outros setores, nomeadamente relativos a transporte aéreo e infraestruturas aeroportuárias, de modo a satisfazer as necessidades de mobilidade de pessoas e bens.
Oferta – Procedimento Concursal para dirigente intermédio de 2.º grau – Chefe do Departamento de Equipamentos e Infraestruturas de Transportes – Lisboa
Perfil
- Formação preferencial em Engenharia mecânica, eletrotécnica, ou outra área relacionada com o cargo
- Experiência profissional igual ou superior a 4 anos na área de competência do cargo a prover
- Conhecimentos profundos do quadro regulamentar da ferrovia da União Europeia, das autoridades de segurança ferroviárias e do sistema de supervisão ferroviária, dos sistemas de gestão de segurança ferroviários, e do funcionamento do sistema ferroviário, nomeadamente da relação entre os aspetos técnicos, o fator humano e organizacional
- Conhecimentos básicos de infraestruturas, material circulante, operação e gestão de ativos, na área ferroviária
- Capacidade de análise crítica e de decisão
- Capacidade de resolução de problemas
- Elevada capacidade de comunicação
- Capacidade de gestão, desenvolvimento e motivação de equipas
- Orientação para resultados
- Responsabilidade e compromisso com o serviço público