O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado.
O IMT está dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio que prossegue atribuições dos Ministérios da Administração Interna, do Planeamento e das Infraestruturas, do Ambiente, e do Mar, sob superintendência e tutela do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.
Tem por missão o exercício das funções de regulamentação técnica, de licenciamento, coordenação, fiscalização e planeamento no setor dos transportes terrestres, fluviais e respetivas infraestruturas e na vertente económica do setor dos portos comerciais e transportes marítimos.
Tem também como missão a gestão de contratos de concessão em que o Estado seja concedente, nos referidos setores ou em outros setores, nomeadamente relativos a transporte aéreo e infraestruturas aeroportuárias, de modo a satisfazer as necessidades de mobilidade de pessoas e bens.
Oferta – Assistente Técnico (4 vagas) – Lisboa
Abertura de Procedimento Concursal Comum para o preenchimento de 4 postos de trabalho da carreira e categoria de assistente técnico do mapa de pessoal do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. para o exercício de funções no Gabinete Jurídico e de Contencioso, Direção de Serviços de Fiscalização, Direção de Serviços de Formação e Certificação e Direção de Serviços de Regulamentação Técnica, de Qualidade e Segurança.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Funções de apoio administrativo direto ao gabinete e à direção e à equipa técnica;
- Executar tarefas de expediente, gestão de processos, arquivo e secretaria;
- Execução de tarefas de apoio indispensáveis ao funcionamento daquelas unidades orgânicas centrais, podendo comportar esforço físico, estabelecer as ligações necessárias, satisfazendo os pedidos de informação;
- Estabelecer ligações telefónicas para o exterior e transmitir aos telefones internos as chamadas recebidas;
- Prestar informações dentro do seu âmbito;
- Registar o movimento de chamadas e anotar, sempre que necessário, as mensagens que respeitem a assuntos de serviço;
- Zelar pela conservação do material à sua guarda;
- Executar tarefas de expediente, gestão de processos, registar no EDOCLINK toda a documentação entrada e saída;
- Arquivo de processos, pastas e documentos.
- As funções correspondentes aos postos de trabalho a prover, que poderão, no entanto, ser executadas fora da área das instalações daquelas unidades orgânicas centrais, sempre que ocorram situações que assim o exijam.
Local de trabalho, unidades orgânicas centrais e postos de trabalho a concurso
- Referência A – Gabinete Jurídico e de Contencioso – 1 posto de trabalho;
- Referência B – Direção de Serviços de Fiscalização – 1 postos de trabalho;
- Referência C – Direção de Serviços de Formação e Certificação – 1 postos de trabalho;
- Referência D – Direção de Serviços de Regulamentação Técnica, de Qualidade e Segurança – 1 posto de trabalho
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Outros Requisitos
- Formação e Experiência profissional em atividades afins às do conteúdo funcional dos cargos a prover;
- Bom relacionamento interpessoal, simpatia, disponibilidade, resistência ao stress, boa capacidade de organização e orientação para o serviço, para o cidadão e para a obtenção de resultados.