O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas de emprego, nomeadamente de formação profissional.
Longa tem sido a caminhada do Instituto do Emprego e Formação Profissional,IP (IEFP) até aos nossos dias. Os primeiros antecedentes surgem na década de 1930 para fazer face ao desemprego proveniente da crise económica que se registava. No entanto, a sua origem remonta a 1962 e desde então teve várias denominações até que, em 1979, assumiu a designação por que hoje é conhecido.
Integrado na administração indireta do Estado, é um Instituto dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, prosseguindo atribuições do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.
A qualidade dos serviços desempenhou sempre um papel importante no setor público. A partir da década de oitenta, o seu significado passou a fazer corresponder a qualidade à satisfação do cidadão, assente, essencialmente, na orientação dos serviços públicos para os cidadãos, assimilando a noção de gestão pela qualidade total.
Oferta – Técnico Superior – Serviços Centrais – Lisboa
Procedimento concursal comum para o preenchimento de um posto de trabalho na carreira e categoria de técnico superior do mapa de pessoal do Instituto do Emprego e da Formação Profissional.
Funções
Exercício de funções de Técnico Superior no Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo, áreas orçamental e financeira, no âmbito das competências definidas no art.º 10.º da Portaria nº 319/2012, de 12 de outubro, publicada no DR 1.ª Série n.º 198 de 12 de outubro de 2012, designadamente:
- Analise dos registos contabilísticos de âmbito nacional com respeito pelas normas em vigor aplicáveis à contabilidade pública;
- Controlo das contas correntes: fornecedores, pessoal e outros devedores ou credores;
- Gestão do Plano de Contas;
- Apoio aos serviços locais e regionais no que concerne a procedimentos e matérias de âmbito contabilístico e fiscal;
- Preparação e submissão da prestação de informação periódica e obrigatória à DGO e outras entidades;
- Apoio à preparação da conta de gerência e submissão na plataforma do Tribunal de Contas.
Mais informações e candidaturas [AQUI]
Assistentes Técnicos – Serviços Centrais
Procedimento concursal comum para o preenchimento de três postos de trabalho na carreira e categoria de assistente técnico, do mapa de pessoal do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Funções
Para além das funções descritas no conteúdo funcional da carreira/categoria, a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, cabe ao Assistente Técnico desempenhar as seguintes atividades:
- Efetuar o processamento mensal de remunerações, subsídios, abonos, descontos dos trabalhadores, penhoras de vencimentos e pensão de alimentos;
- Efetuar a conferência dos lançamentos executados, nomeadamente a assiduidade, horas extraordinárias, e outros abonos e descontos;
- Assegurar os procedimentos a todo o expediente relativo a inscrições, reinscrições e cancelamento de inscrições junto dos serviços competentes, bem como guias de vencimento, declarações e certidões dos respetivos trabalhadores;
- Apoiar os trabalhadores relativamente ao cumprimento das normas legais e regulamentares estabelecidas em matéria de horário de trabalho, trabalho extraordinário e regime de férias, faltas e licenças;
Assegurar as demais funções, procedimentos, tarefas ou atribuições que lhe são cometidas por lei, deliberação, despacho ou determinação superior.