O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas de emprego, nomeadamente de formação profissional.
Longa tem sido a caminhada do Instituto do Emprego e Formação Profissional,IP (IEFP) até aos nossos dias. Os primeiros antecedentes surgem na década de 1930 para fazer face ao desemprego proveniente da crise económica que se registava. No entanto, a sua origem remonta a 1962 e desde então teve várias denominações até que, em 1979, assumiu a designação por que hoje é conhecido.
Integrado na administração indireta do Estado, é um Instituto dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, prosseguindo atribuições do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.
A qualidade dos serviços desempenhou sempre um papel importante no setor público. A partir da década de oitenta, o seu significado passou a fazer corresponder a qualidade à satisfação do cidadão, assente, essencialmente, na orientação dos serviços públicos para os cidadãos, assimilando a noção de gestão pela qualidade total.
Oferta – OE202209/0460 – Técnico Superior – Sines (4 vagas) e Alcácer do Sal (2 vagas)
Procedimento concursal para seis postos de trabalho na carreira de Técnico Superior no Núcleo de Gestão do Mercado de Emprego do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral.
Caracterização do posto de trabalho
- Gestão de programas e medidas de apoio ao emprego, formação profissional e reabilitação profissional;
- Acompanhamento de medidas de emprego e formação profissional;
- Executar, organizar e intervir em atividades e processos inerentes ao atendimento;
- Assegurar o atendimento ao fluxo efetuando a inscrição/reinscrição dos candidatos a emprego;
- Proceder ao encaminhamento no âmbito dos diferentes programas e medidas e de formação profissional;
- Assegurar a integração dos desempregados nas intervenções preparatórias de encaminhamentos para as etapas constantes no plano pessoal de emprego (PPE);
- Promover a integração dos desempregados, em tempo oportuno, nas intervenções correspondentes às etapas constantes no PPE;
- Promover o ajustamento entre a procura e oferta de emprego e de formação profissional;
- Articular com as diferentes entidades do território.
Habilitações literárias
- Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas, Gestão e ou similares, Ciências da Comunicação, Relações Públicas.
Posicionamento remuneratório
2.ª posição remuneratória, nível 16 da tabela remuneratória única, no valor de € 1 268,04, não havendo lugar a negociação de posicionamento remuneratório ou, em caso de ser detentor de carreira e categoria de Técnico Superior, a remuneração é equivalente à atual.