O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas de emprego, nomeadamente de formação profissional.
Longa tem sido a caminhada do Instituto do Emprego e Formação Profissional,IP (IEFP) até aos nossos dias. Os primeiros antecedentes surgem na década de 1930 para fazer face ao desemprego proveniente da crise económica que se registava. No entanto, a sua origem remonta a 1962 e desde então teve várias denominações até que, em 1979, assumiu a designação por que hoje é conhecido.
Integrado na administração indireta do Estado, é um Instituto dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, prosseguindo atribuições do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.
A qualidade dos serviços desempenhou sempre um papel importante no setor público. A partir da década de oitenta, o seu significado passou a fazer corresponder a qualidade à satisfação do cidadão, assente, essencialmente, na orientação dos serviços públicos para os cidadãos, assimilando a noção de gestão pela qualidade total.
O IEFP é uma organização socialmente responsável pondera, nas decisões que toma, a comunidade onde se encontra inserida e o meio onde se movimenta ou opera, considerando na sua atividade o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a proteção do ambiente, o cumprimento das normas sociais e o respeito pelos valores e pelos princípios éticos da sociedade.
Oferta – OE202501/0578 | Técnico Superior (2 vagas) | Mobilidade Interna – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
O posto de trabalho a ocupar caracteriza-se pelo exercício de funções na categoria de Técnico Superior, correspondente ao grau de complexidade 3, da Assessoria da Qualidade, Jurídica e de Auditoria, do IEFP, I.P., designadamente nas seguintes atividades:
- Assegurar o apoio aos utilizadores do Sistema de Gestão Documental;
- Assegurar a monitorização da atividade no âmbito das reclamações, opiniões, sugestões e denúncias;
- Efetuar análise critica, em especial, à regulamentação interna;
- Assegurar a monitorização dos diversos sistemas de controlo interno (Manual Estratégico Organizacional, Plano de Prevenção de Riscos de Gestão; Código de Ética e de Conduta; Manual do Risco, etc…);
- Assegurar a elaboração de relatórios, nomeadamente, de acompanhamento, ao nível dos sistemas de controlo internos;
- Participar no desenvolvimento de estudos de satisfação aos utentes, pelos serviços prestados;
- Implementar ações no âmbito da Responsabilidade Social.
Habilitação Literária
- Licenciatura.
Outros Requisitos
- Capacidade de Trabalho em Equipa;
- Boa capacidade de comunicação;
- Capacidade de planeamento, iniciativa e autonomia;
- Conhecimento sólido da organização;
- Bom domínio das aplicações informáticas, incluindo como fator preferencial, o domínio do SGD;
- Capacidade de análise de informação, interpretação de dados estatísticos e elaboração de relatórios;
- Análise crítica e forte empenho na procura de soluções mais eficientes.
Candidaturas: De 20 de janeiro a 3 de fevereiro de 2025.