O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas de emprego, nomeadamente de formação profissional.
Longa tem sido a caminhada do Instituto do Emprego e Formação Profissional,IP (IEFP) até aos nossos dias. Os primeiros antecedentes surgem na década de 1930 para fazer face ao desemprego proveniente da crise económica que se registava. No entanto, a sua origem remonta a 1962 e desde então teve várias denominações até que, em 1979, assumiu a designação por que hoje é conhecido.
Integrado na administração indireta do Estado, é um Instituto dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, prosseguindo atribuições do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.
A qualidade dos serviços desempenhou sempre um papel importante no setor público. A partir da década de oitenta, o seu significado passou a fazer corresponder a qualidade à satisfação do cidadão, assente, essencialmente, na orientação dos serviços públicos para os cidadãos, assimilando a noção de gestão pela qualidade total.
Oferta – Subdelegado Regional do Norte – Porto
Área de Formação preferencial ao perfil
- Licenciatura nas áreas das ciências sociais, jurídicas e económicas.
Área de especialização preferencial ao perfil
- Emprego e formação profissional;
- Políticas públicas;
- Gestão e administração pública
Experiência profissional preferencial
- Experiência profissional nas áreas das atribuições e competências do organismo, nomeadamente nos domínios do emprego, formação e qualificação profissional;
- Exercício de cargos de direção;
- Experiência em representação institucional e experiência negocial.
Remuneração
- 3.077,62€ (vencimento base) + 1.231,05€ (despesas de representação).