O IEFP, no âmbito do desenvolvimento da sua atividade formativa recorre a Entidades Formadoras Externas (EFE) para o desenvolvimento de ações de formação profissional, sempre que não disponha de capacidade instalada ou sempre que, pelas características da formação profissional a desenvolver, se considere mais adequado.
Neste momento estão em vigor as Bolsas Regionais de EFE para o desenvolvimento de Cursos de Aprendizagem, de Vida Ativa Qualifica + e de formação profissional no âmbito da Medida de Apoio Extraordinário à Manutenção de Contratos de Trabalho em situação de crise empresarial.
No quadro do Programa de Estabilização Económica e Social, estão a ser criadas medidas e programas, no âmbito das quais se prevê a possibilidade de, para além da rede de centros do IEFP, as ações de formação poderem também ser ministradas por EFE, certificadas pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), e desde que celebrado o devido acordo de cooperação com o IEFP.
Neste sentido, e assente numa lógica de racionalização de meios e economia de procedimentos administrativos exigidos quer às EFE quer aos serviços do IEFP, através das suas Delegações Regionais, o IEFP promove a abertura de um concurso para candidaturas a uma bolsa regional de EFE, assegurando a uniformidade de critérios aquando da respetiva seleção.
Este concurso, tem como objetivo a constituição de 5 Bolsas regionais de EFE, com uma vigência de 3 anos, para o desenvolvimento de ações de formação profissional, em diferentes medidas de formação, independentemente da sua tipologia.
A apresentação das candidaturas, que decorre entre 21 e 31 de agosto, é feita junto de cada uma das Delegações Regionais do IEFP, em suporte exclusivamente digital.