A Iberdrola é uma das principais empresas de energia do mundo, líder em energias renováveis e pioneira na transição energética, tendo iniciado a sua aposta numa economia de baixas emissões há mais de 20 anos.
Fornece energia a cerca de 100 milhões de pessoas em dezenas de países e desenvolve atividades renováveis, de rede e comerciais na Europa (Espanha, Reino Unido, Portugal, França, Alemanha, Itália e Grécia), Estados Unidos, Brasil, México e Austrália e mantém como plataformas de crescimento mercados como Japão, Irlanda, Suécia e Polónia, entre outros.
O Grupo Iberdrola comprometeu-se a reduzir a sua intensidade de emissões até 50 gCO2/kWh a nível global em 2030, conseguindo assim uma diminuição de 86% em três décadas, além de ser emissão zero em termos mundiais até 2050. O grupo planeia investir 150 mil milhões de euros até 2030, mantendo-se assim na liderança da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.
Em Portugal, a aposta pela sustentabilidade traduz-se no Sistema eletroprodutor do Tâmega, um complexo de armazenamento hidroelétrico que será inaugurado este ano, e que aumenta a potência de bombagem instalada em Portugal em 30%. A Gigabateria de Gouvães permitirá o armazenamento de 20 GWh. Este projeto é um dos maiores projetos hidroelétricos na Europa e o maior investimento em barragens nos últimos 25 anos.
Oferta – Environmental Manager – Lisboa
O Gestor Ambiental trabalhará em colaboração com os serviços comerciais e operacionais (Aprovisionamento, Engenharia, Construção, Redes, RH, Jurídico, etc.). Trabalhará com diferentes parceiros externos e partes interessadas, tais como promotores, contratantes de agências externas e outros. Como membro de uma equipa internacional, terá funções essenciais para garantir o cumprimento dos objectivos de execução do projeto, de acordo com o Plano de Negócios da empresa.
Responsabilidades
- Análises de estudos de impacto ambiental;
- Análises de viabilidade ambiental;
- Elaboração de Relatórios Demonstrativos de Cumprimento da Declaração de Impacte Ambiental;
- Macrogestão da monitorização ambiental na fase de construção;
- Implementação dos Planos Ambientais de Envolvente da Iberdrola.
- Requisitos
- Mínimo de licenciatura em Engenharia do Ambiente ou área afim;
- Conhecimentos em Impacto Ambiental;
- Valoriza-se o conhecimento na área das energias renováveis;
- Conhecimentos sólidos da legislação nacional com relevância em Avaliação de Impacte Ambiental e energias renováveis;
- 1 ou 2 anos de experiência em Avaliação de Impacto Ambiental;
- Experiência de trabalho em ambiente internacional ou em projectos internacionais de energias renováveis, trabalhando com equipas de projeto internacionais.
Competências
- Utilizador avançado do MS Office;
- Competências técnicas com capacidade para equilibrar e dar prioridade a interesses concorrentes;
- Capacidade de navegar através de questões técnicas;
- Excelentes competências interpessoais e de gestão do tempo;
- Atitude proactiva;
- Capacidade para antecipar riscos e para trabalhar e atuar por iniciativa própria;
- Capacidade comprovada para trabalhar eficazmente num ambiente dinâmico e de ritmo acelerado, gerindo e interagindo eficazmente com grupos internos multifuncionais de todos os níveis e competências;
- Forte sentido dos valores e da ética, e confidencialidade no tratamento de informações sensíveis.