A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu.
De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição privada que tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação.
A Fundação conta com um museu, que alberga a coleção particular de Calouste Gulbenkian, e um Centro de Arte Moderna (CAM) que reúne a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa; uma orquestra e um coro; uma biblioteca de arte e arquivo; um instituto de investigação científica; e um jardim, que é um espaço central da cidade de Lisboa, onde decorrem também as atividades educativas.
Em articulação com as atividades culturais, a Fundação Calouste Gulbenkian cumpre a sua missão através de programas inovadores que desenvolvem projetos piloto e apoiam, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais.
Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.
Oferta – Assistente de Produção | Programa Cultura – Lisboa
O Programa Gulbenkian Cultura tem um papel fundamental na criação e divulgação da Cultura e Arte Contemporâneas nas suas várias vertentes.
Será responsável por apoiar a gestão de exposições e projetos multidisciplinares, complexos, experimentais e inclusivos, que oferecem diversas experiências com arte e que se destinam a um vasto leque de audiências. Estes projetos são desenvolvidos internamente, e com parceiros externos, curadores, artistas e investigadores.
Principais responsabilidades
- Gerir relações e contactos com os artistas e colaboradores das iniciativas que a Fundação promove, bem como com os diferentes parceiros das mesmas, incluindo emprestadores externos, dando seguimento a contratos, pedidos formais de empréstimo, cartas, loan agréments, entre outras formalidades. Manter atualizado e disponível para consulta o arquivo desta documentação, e preparar o envio dos facility reports para as entidades responsáveis;
- Realizar os pedidos das licenças de importação com Immunity from Seizure, à Direção Geral das Artes e ao Ministério da Cultura, de forma a conseguir a aprovação para a importação de peças a exibir no Museu, realizando todos os procedimentos inerentes ao pedido de importação de acordo com as normas e procedimentos em vigor;
- Elaborar a listagem das obras presentes nas exposições incluindo no registo toda a informação a respeito das condições de empréstimo, o valor do seguro, créditos de imagem e divulgação, de forma a sumarizar a informação, facilitando o acesso à mesma por parte de terceiros sempre que necessário;
- Organizar as viagens e estadias dos artistas, garantindo que toda a informação necessária para a marcação de viagens é disponibilizada correta e atempadamente.
Realizar os pedidos de pagamento decorrentes da realização das exposições e eventos associados; - Realizar a articulação e coordenação com a equipa audiovisual de forma a garantir que as exposições se realizam com as condições de audiovisual necessárias;
- Apoiar o acompanhamento na movimentação e na receção das obras de arte externas, prestando todo o apoio telefónico e presencial necessário.
Requisitos
- Licenciatura em Humanidades;
- Domínio do inglês;
- Domínio do Microsoft Office;
- Experiência mínima de 4 anos em funções similares.